Ministro de Lula se referia ao total de eleitores; fala não indica fraude

Postagens que circulam nas redes sociais distorcem uma fala do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre a porcentagem de votos obtidos por Lula (PT) no segundo turno das eleições de 2022.

Os 39% dos votos que Pimenta citou se referem ao total de eleitores que estavam aptos a votar nas eleições de 2022. Já considerando os votos válidos (que excluem as abstenções e os votos brancos e nulos), Lula obteve 50,90%, levando-o à vitória.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

"Ministro de Lula deixou escapar: eleito com 39%?", questiona o texto sobreposto ao vídeo. Já a legenda diz que "petista só entende de matemática quando conta propinas".

No vídeo, um homem aparece falando que um dos ministros de Lula pode ter "revelado o verdadeiro resultado" das eleições de 2022 e aborda as baixas visualizações no canal do partido no Youtube. "Uma frase dita por um dos ministros de Lula pode ter revelado o verdadeiro resultado de 2022. Bom, o PT, Partido dos Trabalhadores e partido de Lula, tem um canal no Youtube. Esse canal, por sinal, assim como o de Lula, tem misteriosamente um número muito grande de inscritos, mas um número muito baixo de visualizações nos vídeos. Mas não é isso que interessa".

Ele então fala de uma entrevista do ministro Paulo Pimenta, que está disponível no canal do partido. "O que interessa é o vídeo que foi ao ar na manhã de ontem, 12 de fevereiro. O programa Jornal PT Brasil, em sua série especial 44 anos do PT, trouxe nessa segunda entrevistas com Gleisi Hoffmann, a presidente nacional do partido, e também com Paulo Pimenta, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Paulo Pimenta foi perguntado sobre um balanço do 1º ano do governo Lula", diz o homem do vídeo, que corta para um trecho do vídeo do ministro. Veja a fala de Pimenta:

Eu acho que a gente superou todas as expectativas. O presidente Lula foi eleito com 39% dos votos e a primeira pesquisa desse ano já mostra a aprovação do governo na casa de 55%.
Paulo Pimenta, ao ser perguntado sobre o 1º ano de mandato de Lula

O homem que estava narrando o vídeo volta a comentar e ironiza a fala de Paulo Pimenta. "Não, eu ouvi errado, não é possível. Deixa eu voltar aqui", afirma ele, que logo em seguida volta o trecho novamente. "Como assim, eleito com 39%? A apuração do TSE em 2022 mostrou que Lula teve no 1º turno 48,43% dos votos".

Continua após a publicidade

Por que é distorcido

Ministro Paulo Pimenta falou do total de eleitores aptos a votar e não em votos válidos. Ele mesmo explicou isso em um vídeo publicado no X (aqui). Veja o que ele falou:

Os bolsonaristas estão divulgando um vídeo, tentando usar uma fala minha para justificar o velho discurso criminoso daqueles que não aceitam o resultado da eleição e que as urnas eletrônicas teriam sido manipuladas. Eu explicava, numa entrevista, que no total de votos possíveis, do total de eleitores aptos a votar, Lula fez 39% dos votos, Bolsonaro fez 37% e 24% das pessoas se abstiveram, votaram em branco, ou anularam o voto.

Outra coisa são os votos válidos. Pela legislação eleitoral brasileira, votos válidos descontam a abstenção, brancos e nulos. Por isso, Lula fez 50,90% e Bolsonaro fez 49,1%.

Cálculo do ministro está correto. No 2º turno das eleições de 2022, 156.454.011 eleitores estavam aptos a votar, mas só 124.252.796 compareceram às urnas (aqui). Dos 156 milhões aptos a votar, 60 milhões dos votos foram em Lula e 58 milhões em Jair Bolsonaro (aqui), que configura corretamente 38,6% e 37,2% dos votos totais nos candidatos do 2º turno.

Votos válidos. No 2º turno de 2022, os votos válidos totalizaram 118.552.353, as abstenções alcançaram 32 milhões, os nulos foram quase 4 milhões e os votos em branco somaram pouco mais de 1,7 milhão (aqui). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) considera apenas os votos válidos (aqui), que é quem foi votar diretamente em um candidato ou partido e não anulou o voto. Nesse caso, Lula recebeu 50,9% dos votos válidos e Bolsonaro recebeu 49,1% (aqui).

Continua após a publicidade

Viralização: Quatro posts com o mesmo conteúdo tinham juntos cerca de cem mil curtidas.

O conteúdo também foi checado pela Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes