É falso que Alckmin jogou dose fora antes de vacinar Lula contra covid-19

É falso um vídeo compartilhado nas redes sociais que afirma que Geraldo Alckmin (PSB) não vacinou Lula (PT) contra covid-19 e jogou o conteúdo fora.

O vice-presidente realizou o procedimento padrão de retirada do ar da seringa antes da aplicação do imunizante. O UOL Confere já desmentiu o boato em 2023 (aqui), mas um novo vídeo voltou a circular.

O que diz o post

Vídeo mostra o presidente participando do lançamento da Mobilização Nacional pela Vacinação, em fevereiro de 2023. Nas imagens selecionadas, Lula retira o paletó e ergue a manga da camiseta. Em seguida, Alckmin limpa o braço do petista com um algodão, se abaixa em direção ao lixo e, por fim, aplica a vacina.

A gravação é acompanhada da narração: "Aí, se liga no teatro que esse cara faz. Afinal, é só isso que ele sabe fazer: mentir. Ele não tomou a vacina e eu vou provar isso pra vocês agora. Prestem bem atenção. O Alckmin joga o conteúdo da seringa fora e vai aplicar exatamente nada no braço do molusco. Prestem bem atenção. Nesse momento, vai jogar fora. Se liga. Jogou e não tem nada dentro da seringa, presta atenção. Introduziu sem nada. Não vai puxar, não puxou e não aplicou nada. Se liga na mola, Ah mano, é muito teatro, cara".

Acima e embaixo das imagens, estão escritas as seguintes frases: "DESPRESIDENTE LULA NÃO TOMOU A VACINA DE VENENO" e "QUEM SABE QUE AS VACINAS SÃO PARA MATAR E CONTROLAR NÃO TOMA".

Por que é falso

Seringa não estava vazia. O evento foi transmitido pela TV Brasil, e a vacinação do presidente pode ser vista a partir de 9min55s (aqui e veja abaixo). Antes de aplicar a dose de reforço, Alckmin — que é médico especializado em anestesiologia — pressionou o êmbolo da seringa, saindo um pouco de líquido. Em seguida, ele vacina o presidente. Pelas imagens, é possível ver que a seringa não estava vazia como os posts enganosos sugerem nas redes sociais.

Imunizante não foi desperdiçado. A expulsão do ar da seringa antes de aplicação da vacina é uma orientação do Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (veja na página 45 aqui). Entretanto, o procedimento costuma ser realizado dentro do frasco do imunizante.

Continua após a publicidade

A presidente da SBIm-SP (Sociedade Brasileira de Imunizações da Regional São Paulo), Evelin Plácido, explicou ao UOL Confere que Alckmin não desperdiçou o imunizante, ele ajustou a dose. Segundo a análise da profissional, provavelmente havia uma bolha de ar na seringa, por isso o êmbolo foi pressionado.

"Isso é uma prática muito comum. Na maioria parte das salas de vacina do país, o profissional ajusta a dose. O ideal é que o ajuste seja feito dentro do frasco na hora do preparo da dose, mas nem todo profissional faz exatamente assim. Alguns ajustam fora do frasco, principalmente os mais antigos"
Evelin Plácido, presidente da SBIm-SP

Boato já foi desmentido. A Secretaria de Comunicação Social (aqui) emitiu, na época, uma nota desmentindo as publicações enganosas.

A filmagem corresponde ao momento em que Alckmin, que é médico anestesista, realizou o procedimento padrão de retirada do ar da seringa antes da aplicação. Lula, na ocasião, foi vacinado com a quinta dose contra a covid-19. A presente gestão do Governo Federal é irredutível na defesa da ciência e da saúde. Lamenta-se a difusão irresponsável de conteúdos falsos sobre questões de saúde pública, o que toca diretamente na garantia da vida. A atual gestão continuará trabalhando em defesa da ciência e na retomada da confiança de parte dos brasileiros nos imunizantes
Secretaria de Comunicação Social, em nota

O próprio vice-presidente condenou o compartilhamento de desinformação nas redes sociais e reforçou que o boato é falso.

Continua após a publicidade

Viralização. Até essa terça-feira, a publicação já registrava 7.472 compartilhamentos, 5.819 curtidas e 465 comentários.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.