Musk não anunciou abertura de fábrica da Tesla no Brasil; dublagem é falsa
O empresário Elon Musk, dono do X, não anunciou a abertura de uma fábrica da Tesla em São Paulo, como afirmam posts compartilhados nas redes sociais.
As publicações usam um vídeo real de Musk, mas com dublagem e legendas alteradas. Além disso, o UOL Confere não encontrou qualquer menção pela imprensa profissional sobre suposta abertura da Tesla no Brasil.
O que diz o post
"Elon revela detalhes sobre viagem e fábrica da Tesla no Brasil. '$200 milhões investidos e 18 mil empregos gerados'", diz a mensagem que acompanha a publicação.
Logo abaixo, há um vídeo de Musk com legendas em inglês e dublagem em português. Ambas falam da suposta abertura da fábrica da Tesla no Brasil. "Como já falei, a primeira fábrica da América Latina já está sendo construída em São Paulo e é um projeto gigante. Estamos colocando US$ 200 milhões nesse sonho. (...) Vou chegar uns dias antes do Ano-Novo para dar uma olhada pessoalmente", diz o narrador.
Por que é falso
Dublagem e legenda de vídeo de Musk são falsas. Por meio de uma busca reversa (aqui), o UOL Confere chegou ao vídeo original, de uma participação online do empresário no fórum "O renascer da liberdade na Argentina e no mundo", realizado em junho em Buenos Aires (aqui, aqui e abaixo, em inglês). No encontro, Musk ratificou seu apoio ao presidente Javier Milei: "Creio ser muito importante que a Argentina triunfe e darmos nosso apoio a Milei. Minha previsão é de que as ações dele farão o país ter um crescimento massivo na economia". Em momento algum ele fala sobre o Brasil ou menciona a abertura de uma fábrica da Tesla em São Paulo.
Não há referência sobre interesse de Musk em abrir fábrica da Tesla no Brasil. Em busca no Google, tanto em inglês (aqui) como em português (aqui), não há qualquer menção na imprensa profissional sobre um suposto investimento de Musk no país. Tampouco qualquer notícia de que uma fábrica da Tesla esteja em construção em São Paulo.
Tesla abriu loja no Chile em fevereiro deste ano. A primeira loja aberta pela montadora na América do Sul fica em Santiago, capital do Chile (aqui).
Duas empresas de Musk mantêm negócios no Brasil. A Tesla fechou um contrato de longo prazo com a Vale para o fornecimento de níquel, a partir das operações da empresa no Canadá. Já a Starlink oferece serviços de conexão à internet via satélite (aqui).
Posts desinformativos sobre o tema voltaram a circular. Não é a primeira vez que publicações falsas falam de supostos investimentos de Musk no Brasil. Em outubro, circularam boatos semelhantes de que o empresário teria se encontrado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 23 de outubro, e anunciado a abertura de fábricas da Tesla e da SpaceX no país, desmentidos após checagens (aqui e aqui).
Viralização. Uma publicação no Instagram tinha mais de 8 mil curtidas até a tarde desta terça-feira (17).
Este conteúdo também foi checado pela Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.