Vídeo mostra romaria de Círio de Nazaré, não velório de Silvio Santos

Um vídeo que circula nas redes sociais com uma multidão acompanhando um carro com flores no teto engana ao dizer que se trata do velório de Silvio Santos, que morreu no último sábado (17).

Na verdade, as imagens são de outubro do ano passado e mostram a romaria de Círio de Nazaré, em Belém, no Pará.

O que diz o post

Um vídeo mostra uma multidão nas ruas acompanhando um carro com flores no teto, escoltado por outros veículos e ônibus. Sobreposto ao vídeo aparece a seguinte frase: "Silvio Santos era muito querido tinha muito gente no seu velório", seguido de três emojis, um chorando, um coração preto e um coração partido.

Na parte inferior aparece uma foto do apresentador, também sobreposta ao vídeo.

Por que é falso

Imagem é de romaria de Círio de Nazaré. Por meio de pesquisa reversa, é possível encontrar esse mesmo vídeo no Youtube (aqui e abaixo), Facebook (aqui) e Instagram (aqui). As publicações datam 7 de outubro 2023 e citam o Círio de Nazaré, uma festividade católica em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que acontece em Belém, no Pará. No final do vídeo é possível ver a imagem da santa na parte de cima do carro.

Fotos mostram imagens semelhantes ao vídeo. No 7 de outubro do ano passado ocorreram as romarias rodoviária, fluvial e dos motociclistas (aqui). No Instagram da Basílica Santuário de Nazaré há imagens do percurso das romarias que mostram o mesmo carro que aparece no vídeo, mas em outro ângulo. Também é possível ver o ônibus que estava atrás do veículo que levava a santa (aqui e abaixo). No site da Agência Pará também há fotos deste mesmo dia do carro que carregou a imagem (aqui).

Continua após a publicidade

Silvio Santos não teve velório. O corpo do dono do SBT foi sepultado no último domingo (18) no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, seguindo o rito judaico e sem velório, como pedido por ele (aqui).

Viralização. Um vídeo publicado no Instagram tinha, até esta quarta-feira (21), mais de 88 mil visualizações.

Este conteúdo também foi checado por Reuters e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes