Posts enganam ao dizer que desfile de 7 de Setembro com Lula estava vazio
Publicações que circulam nas redes sociais enganam ao dizer que o desfile de 7 de Setembro em Brasília, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estava "completamente vazio".
A gravação é verdadeira, mas as imagens mostram um trecho anterior à área onde o público assistia ao evento em arquibancadas.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
A postagem tem uma mensagem no topo: "UM PRESIDENTE SEM POVO", acompanhada por um emoji expressando vergonha.
Abaixo, um vídeo mostra Lula desfilando em carro aberto em frente ao Palácio do Planalto e ao Congresso Nacional, sem a presença de público. Ao fundo, há uma narração: "Lula protagoniza um verdadeiro papelão no desfile de 7 de setembro. O desfile da Independência do Brasil, organizado pelo governo Lula, foi um verdadeiro fiasco".
"O evento estava praticamente vazio. A maioria dos presentes eram militares e seus familiares. Numa das cenas mais vergonhosas da história do Brasil, desfila para absolutamente ninguém, acenando para o vento", diz o narrador em outro trecho. O texto "Desfile do sete de setembro do governo Lula fica completamente vazio" completa o post.
Por que é distorcido
Vídeo mostra trecho restrito a militares e autoridades. Por questões de segurança, não são permitidas aglomerações em frente ao Palácio do Planalto e ao Congresso, parte inicial do trajeto, durante o desfile cívico-militar. Assim, o público em geral deve assistir ao evento em arquibancadas.
Público se concentrou em outros locais. Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao desfile cívico-militar, segundo a Agência Brasília (aqui). É possível ver o início da parte das arquibancadas no vídeo abaixo, a partir dos 56min. Pela programação do evento (aqui), o acesso ao público foi liberado a partir das 6h20 em cinco pontos distintos (aqui).
Desfiles anteriores também não tinham civis no início do trajeto. Nos eventos de 7 de Setembro de 2019 (aqui) e 2022 (aqui), durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, havia apenas militares e autoridades no trecho em frente ao Palácio do Planalto e ao Congresso.
Bolsonaro foi condenado por abuso em cerimônia de 2022. No último ano da gestão do ex-presidente, o 7 de Setembro recebeu uma multidão em Brasília. Porém, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) condenou Bolsonaro uso eleitoral do desfile (aqui). A Corte entendeu que ele cometeu abuso de poder e promoveu campanha usando dinheiro público nas comemorações do Dia da Independência.
Viralização. Até esta quarta-feira (11), uma das postagens tinha mais de 60 mil reproduções no Instagram.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEste conteúdo também foi checado por Reuters e Aos Fatos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.