Kamala mostra como é fácil neutralizar discurso racista
Kamala Harris conseguiu, de maneira relativamente fácil, neutralizar o discurso racista de Donald Trump no primeiro debate para presidência dos Estados Unidos.
O discurso de Trump, embora absurdo e repetitivo de que imigrantes são criminosos e que o pais precisa se livrar deles, agradou seu eleitorado que espera justamente um posicionamento xenofóbico.
A diferença é que agora há uma candidata equilibrada e que não se deixou abalar pelas mentiras e acusações infundadas.
A extrema direita não tem o mínimo pudor em levar notícias falsas para frente das câmeras diante de milhões de pessoas. A alegação mentirosa, racista e xenofóbica de que imigrantes haitianos estariam se alimentando de cães e gatos é tão absurda que é difícil crer que há quem caia nessa. Mas há. Sabemos disso.
No entanto, a postura dos apresentadores em desmentir Trump com dados e fontes confiáveis na hora de sua fala foi um importante método para neutralizá-lo.
Por outro lado, Kamala aproveitou-se desse discurso racista que acusa imigrantes de criminosos para virar o jogo e mostrar quem de fato cometeu crimes, citando justamente a ficha corrida de Trump. Foi possível ver o ex-presidente suando e irritado ao ser lembrado disso.
Trump, ao ser perguntado sobre qual a importância da cor de pele de Kamala, já que ele havia dito anteriormente que a vice-presidente nem era uma mulher negra, não soube o que dizer e, sem argumento, limitou-se a falar que o assunto não tinha relevância.
Foi nesse momento que Kamala soube usar muito bem o argumento que o discurso sobre as raças de Trump era, na verdade, uma tentativa de dividir os americanos.
Foi um argumento inteligente de quem quer se colocar nesse lugar de estadista, de alguém que quer governar para todos. Certamente ainda é cedo para afirmar se Kamala conseguiu ganhar terreno no lado republicano, mas houve ali uma estratégia interessante de como neutralizar um discurso racista.
Um método que deveria ser copiado no Brasil, tanto na estrutura do debate, checando informações falsas ao vivo, quanto na postura de Kamala ao colocar Trump e seu discurso racista contra a parede.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.