Não há indícios de que avião com cabine desmontável esteja sendo produzido

Publicações nas redes sociais usam um vídeo de 2016 sobre uma invenção de um ucraniano para sugerir que o modelo seria uma revolução no combate aos riscos de acidentes aéreos.

Os vídeos desinformativos afirmam que o projeto estaria sendo desenvolvido por um grupo de engenheiros da Ucrânia, o que não é verdade. Não há registro recente de que a invenção tenha sido produzida nem que está em estudo.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Após o acidente da Voepass que caiu em Vinhedo (SP) e matou 62 pessoas, publicações nas redes sociais passaram a divulgar um vídeo antigo que mostra um protótipo de avião 'desmontável'. O vídeo é compartilhado com a seguinte legenda: "revolução na aviação: o avião desmontável que pode salvar vidas".

Na narração, uma voz mecanizada afirma que "uma equipe de engenheiros da Ucrânia está desenvolvendo uma tecnologia de avião desmontável". Segundo a gravação, em caso de emergência, o piloto poderia pressionar um botão que separaria a área dos passageiros do resto da aeronave, e ela poderia pousar na água ou em terra com ajuda de dois paraquedas gigantes.

Por que é distorcido

Os vídeos da invenção foram notícia em 2016 (leia aqui e aqui). O projeto do ucraniano Vladimir Tatarenko saiu em diversos veículos no mundo todo. Os vídeos estão disponíveis no canal de Tatarenko no Youtube, que não tem atualização desde 2015 (veja aqui).

Sites pontuaram a opinião de especialistas que, já na época, julgaram o projeto inviável (leia aqui, aqui e aqui). Tatarenko buscava financiamento para a invenção. Especialistas classificaram o projeto como "absurdo", "risível" e de custo extravagante.

Continua após a publicidade

Não há registro de que o projeto tenha se tornado viável. Em uma busca no Google por informações na categoria "notícias" sobre o invento de Tatarenko (veja aqui) não há informações recentes sobre a viabilidade, financiamento ou desenvolvimento do projeto. As últimas notícias que aparecem nas buscas são de um site de Bangladesh publicadas em 2023, mas que usam as mesmas informações divulgadas em 2016.

O UOL Confere tentou entrar em contato com o inventor ucraniano Vladimir Tatarenko pelos e-mails disponíveis em seu canal no Youtube, mas não obteve retorno.

Viralização. No Instagram, um reels com o conteúdo desinformativo registrava mais de 9 milhões de reproduções e mais de 264 mil curtidas.

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes