Vacinas contra gripe suína começam a ser aplicadas em SP em março
Do UOL Notícias
Em São Paulo
As vacinas contra a gripe suína (gripe A – H1N1) serão aplicadas no Estado São Paulo a partir de 8 de março. Na primeira etapa da vacinação, cerca de 705 mil profissionais da área de saúde e 4.600 moradores de aldeias indígenas receberão as doses. A previsão da Secretaria de Estado da Saúde é que cerca de 13,3 milhões sejam imunizados em todas as etapas da campanha.
A vacinação dos profissionais da área de saúde ocorrerá nos próprios postos de trabalho. A secretaria distribuirá as doses --enviadas pelo Ministério da Saúde-- ao municípios, que organizarão a campanha de vacinação localmente. Já a população indígena será vacinada nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).
A segunda fase da vacinação começa em 22 de março, e incluirá gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. A vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Já as gestantes serão vacinadas até 7 de maio.
A terceira etapa da campanha ocorrerá entre 5 e 23 de abril. Nessa fase, receberão as doses a população entre 20 e 29 anos. Já entre 24 de abril e 7 de maio serão vacinados os idosos com mais de 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas.