Sindicato descumpre TRT, e Metrô do DF continua a operar com apenas 30% da capacidade

Camila Campanerut
Do UOL Notícias

Em Brasília

O Metrô do Brasília deve funcionar até as 18h desta terça-feira (23) com apenas 30% da sua capacidade. A informação é do sindicato da categoria. Os metroviários descumprem, assim, decisão do Tribunal Regional do Trabalho, que obriga o retorno imediato ao trabalho. O sindicato afirma não ter sido informado oficialmente da decisão do TRT.

A ação do TRT, em caráter liminar, é de autoria do presidente do TRT, Mário Caron. O desembargador alega que os metroviários descumpriram prazo legal de notificação à empresa sobre a greve, que deveria ter sido avisada da paralisação com antecedência mínima de 72 horas, seguindo artigo 13 de Lei de Greve.

Caron exige que os metroviários cumpram o percentual mínimo de 80% do efetivo durante a volta para casa dos trabalhadores brasilienses, das 16h às 19h. O pedido do desembargador foi similar ao feito na semana passada, quando houve também paralisação parcial.

Os funcionários do Metrô devem fazer uma nova assembléia a partir das 20h, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para definir as próximas ações. A manifestação faz parte da disputa entre a empresa e os funcionários pela renovação do reajuste salarial da categoria. Com a paralisação, aproximadamente 150 mil usuários sofrem dificuldades de locomoção na cidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos