Vacinação contra gripe suína em crianças está abaixo do esperado no Rio

Vitor Abdala

Da Agência Brasil
Em Brasília

A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 (gripe suína) na cidade do Rio de Janeiro teve uma baixa procura de crianças de 6 meses a 2 anos de idade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 96 mil crianças desta idade no Rio (80% de um total de 120 mil) até o final da primeira etapa da campanha, que começou no dia 22 e termina no sábado (3). No entanto, apenas 52 mil crianças haviam sido imunizadas nos postos de vacinação da cidade até a última terça-feira (30).

De acordo com a gerente de Imunização da secretaria, Maria Cristina Lemos, a baixa procura pode ter sido provocada pelo receio infundado sobre os efeitos da vacina, além da falta de informação.

Os postos de vacinação do Rio de Janeiro ficarão abertos nesta quinta (1º) até as 12h e sábado (3), das 8h às 13h. Amanhã (2), devido ao feriado de Sexta-Feira Santa, os postos ficarão fechados. Nesta primeira etapa da campanha, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.

"Espero que os pais não percam a oportunidade de vacinar porque os grupos definidos [para serem imunizados] foram aqueles que, na época da doença, no ano passado, foram os mais acometidos pela gripe e os de maior risco de complicação. As crianças pequenas têm um risco importante de complicação se adoecerem", disse Lemos.

Segundo ela, como a procura de crianças foi especialmente baixa, a Secretaria de Saúde do Rio dará uma nova chance para que elas sejam vacinadas no dia 10 de abril, caso os pais percam o prazo que se encerra no sábado. No ano passado, a gripe provocou mais de 5 mil casos de complicação respiratória e matou mais de 500 pessoas de todas as idades no Brasil.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos