Topo

Inmet prevê chuva forte para SP nesta quarta-feira

Do UOL Notícias

Em São Paulo

01/02/2011 18h49

O aumento da nebulosidade na cidade de São Paulo derrubou a máxima na tarde desta terça-feira (1º) para 27,6ºC, mais de seis graus abaixo do recorde registrado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no último domingo (30), 33,8ºC -- temperatura mais alta do ano, na cidade, e também do verão. O registro considera a marcação do instituto na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte.

Mesmo assim, cidades do litoral sul registraram máximas acima dos 30ºC nesta tarde, como os 33,7ºC na estação do Inmet no Guarujá e os 33,4 ºC anotados em Iguapé.

Previsão

Para esta quarta-feira (2), a previsão do Inmet é que uma frente fria que se aproxima pelo Sul do país influencie não apenas na temperatura do Estado de São Paulo, como também nas ocorrências de chuvas -- que devem ser fortes principalmente na parte mais sul do litoral sul, especialmente abaixo de Peruíbe, e também no norte do Estado. Para capital, a precipitação, ainda que não significativa, deve começar logo de manhã.

A redução na máxima e as chuvas acontecem, segundo o meteorologista, porque os ventos mais frios do sul se encontram com os ventos quentes que vêm de SP, nas áreas de altitude mais elevada, e aumentam a quantidade de nuvens carregadas. Há previsão também de rajadas moderadas de vento.

O tempo chuvoso deve serguir até quinta (3), prevê o Inmet. Na sexta, a instabilidade começa a ser distribuída para o nordeste de SP, com chuvas ainda na região sudoeste, mas a previsão é que o sol e o calor forte retornem com força no final de semana, quando devem ocorrer apenas pancadas isoladas de chuva.