Topo

Bombeiro resgata gestante de área que sofreu deslizamento em Mauá; casa e muro de escola desabam

Do UOL Notícias

Em São Paulo

02/03/2011 17h29Atualizada em 02/03/2011 17h58

Um deslizamento de terra na Vila Guarani, em Mauá, Grande São Paulo, por pouco não termina em tragédia para uma gestante do bairro. O incidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira (2), por volta das 3h, e bloqueou parte de uma rua.

Às 15h --12 horas depois--, bombeiros e uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram chamados ao local para o resgate da mulher: aos oito meses de gravidez, ela precisava com urgência ser encaminhada ao hospital, mas a passagem estava bloqueada pelo barro que veio abaixo com o deslizamento.

Segundo a assessoria de comunicação dos bombeiros, a grávida, resgatada por um bombeiro que acompanhou o Samu e atravessou a lama, passa bem.

Mais deslizamentos

Por volta das 16h, os bombeiros atenderam outro deslizamento de terra na Grande SP --desta vez, o que atingiu uma casa na rua 7 de Setembro, em Santa Isabel. Não houve vítimas. Uma equipe está no local para vistoria de outros imóveis. Segundo a coordenadoria municipal da Defesa Civil, outras seis casas vizinhas à que caiu também têm risco de desabar.

Já em São Paulo, na rua Ibiraiaras, no Jardim Vista Alegre, outra equipe dos bombeiros se deslocou perto das 17h15 para atendimento a mais um deslizamento decorrente das chuvas dos últimos dias. A coordenadoria da Defesa Civil em SP informou que, na ocorrência -- sem vítimas --, desabou o muro de uma escola municipal.

A Defesa Civil estadual informou que ainda não há alerta de desabamento para outras localidades do Estado.

Chuva e previsão do tempo

O tempo chuvoso e instável atinge São Paulo desde o começo da semana. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), áreas de instabilidade sobre o Sudeste e Centro-Oeste do país mantêm o tempo instável hoje.

Imagens de radar registram neste momento chuva moderada sobre a região de Guarulhos, Arujá e Santa Isabel com deslocamento em direção à zona Leste da capital paulista. As chuvas ficam mais generalizadas até o fim da noite e devem ter intensidade moderada, por vezes forte sobre a Grande São Paulo e capital.

O risco de alagamento permanece alto, bem como o potencial para novos escorregamentos de terra. As chuvas se estendem ao longo da noite e madrugada de quinta-feira (3).