Topo

Menino de oito anos morre ao ser arrastado por enxurrada em Juiz de Fora (MG)

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

14/03/2013 10h23

Um menino de oito anos morreu após ter sido arrastado por enxurrada e ficado preso embaixo de um veículo em Juiz de Fora (278 km de Belo Horizonte). De acordo com a Defesa Civil Estadual, a criança voltava da escola com um irmão e tentou se desviar da forte correnteza produzida pela chuva na rua.

O garoto escorregou e foi levado pelas águas, ficando preso debaixo de um carro. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado a um hospital da cidade, onde a morte foi constatada. O acidente ocorreu por volta das 17h desta quarta-feira (13), quando uma chuva forte atingiu o município.

Com a morte do menino, chega a 24 o número de vítimas desse novo período chuvoso, que começou em outubro do ano passado e deve terminar em abril deste ano, superando as mortes registradas no mesmo período do ano passado, quando 20 pessoas perderam a vida em decorrência do mau tempo.

Situação de emergência

Segundo boletim da Defesa Civil Estadual, 34 municípios mineiros já decretaram situação de emergência, de um total de 77 cidades que tiveram transtornos com as chuvas.

Ao todo, treze pessoas se feriram, sendo que 437 moradores dessas cidades afetadas ficaram desabrigados, demandando a necessidade de serem levados para abrigos. Além disso, 6.445 pessoas foram desalojadas, ou seja, tiveram de ser alojadas em casas de parentes ou vizinhos.

Ainda segundo dados do órgão, 46 unidades habitacionais foram destruídas, sendo que 612 apresentaram algum tipo de dano na estrutura. Já o número de pontes, viadutos, estradas e acessos destruídos é de 59, e o total dessas obras de infraestrutura danificadas de alguma maneira pelas tempestades é de 310, até o momento.

Raios

A Defesa Civil revelou que, neste novo período, houve uma incidência maior de pessoas mortas após terem sido atingidas por raios (descarga atmosférica). Até o momento, seis vítimas morreram por causa do fenômeno.

Em um dos casos, um rapaz de 23 anos morreu ao ser atingido por um raio durante uma festa "rave" realizada em São Tomé das Letras (334 km de Belo Horizonte), em outubro do ano passado.