Agência da ONU alerta para ciclone e risco de situação piorar no RS
Num alerta feito nesta manhã em Genebra, a Organização Meteorológica Mundial afirmou que um ciclone que está se desenvolvendo na costa sul do Brasil deve atingir o Rio Grande do Sul, ampliando as chuvas a partir de hoje.
Claire Nullis, porta-voz da agência da ONU, disse que uma "nova instabilidade" vem sendo registrada na região nos últimos dias e que "ganha força" para hoje.
"A chuva vai se intensificar", alertou, com base nas informações dos serviços brasileiros.
"Estamos falando de um grande volume de chuvas", destacou. Para a entidade, isso vai ampliar a situação "já terrível".
Outro alerta se refere à frente fria, que também ganha força e que torna a vida dos desabrigados ainda mais complicadas.
Falta de dinheiro para ajudar
Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, abrigos que estavam em Boa Vista para receber venezuelanos foram enviados para o Rio Grande do Sul e a operação de ajuda da agência está sendo expandida.
No total, 43 mil refugiados vivem no estado, principalmente venezuelanos, cubanos e haitianos.
Entretanto, o apelo internacional feito pela agência da ONU foi apenas em parte atendido. A entidade estima que precisa de US$ 3,2 milhões para garantir o fornecimento de ajuda. Além das casas montáveis que foram usadas em Boa Vista, esse tipo de abrigo também tem sido enviado de locais como Colômbia e Panamá.
Até agora, porém, a entidade recebeu apenas US$ 400 mil. As doações vieram, em grande parte, de brasileiros, além da Holanda e EUA.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.