Vazamento de óleo chega a Caraguatatuba (SP); nove praias foram atingidas em São Sebastião
Um vazamento de óleo no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar) da Transpetro/Petrobrás atingiu o canal de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na noite de sexta-feira (5). A mancha de óleo chegou até a Enseada de Caraguatatuba, na divisa com as praias de São Sebastião, na noite deste sábado.
Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a mancha movimentava-se no final da tarde de hoje na saída do canal de São Sebastião em direção ao norte.
O vazamento ocorreu durante operação de abastecimento de um navio estacionado no terminal da Transpetro.
Veja onde ocorreu o vazamento
A Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião informou neste sábado que o vazamento foi controlado e que ainda não sabe precisar a quantidade de óleo de vazou.
Em São Sebastião, a mancha de óleo atingiu as praias Porto Grande, Deserta, Ponta da Cruz, Arrastão, Portal da Olaria, São Francisco, Figueira, Cigarras e Enseada, em São Sebastião. A prefeitura da cidade orientou os banhistas a evitarem essas nove praias.
A Transpetro afirmou, por meio de nota, que equipes de contingência foram acionadas e, durante toda a noite e a madrugada, atuaram na contenção do vazamento e na remoção do produto.
Segundo a empresa, 27 embarcações e cerca de 300 pessoas foram mobilizadas na região para conter o vazamento e o avanço do combustível.
A Capitania dos Portos está monitorando toda a região e utilizando helicópteros na identificação de manchas de óleo que possam ter escapado dessa contenção.
Técnicos e embarcações da Cetesb estão em São Sebastião orientando os trabalhos de contenção da mancha de óleo e a instalação de barreiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.