De olho em visita ao Rio, fábrica faz máscara com rosto do papa Francisco
De olho na Jornada Mundial da Juventude, uma tradicional fábrica de máscaras da região metropolitana do Rio de Janeiro já fez o rosto do papa Francisco. A Condal, de São Gonçalo, faz máscaras e outros artigos de Carnaval há mais de 50 anos e termina nesta semana um lote de cerca de 70 máscaras do novo papa, que serão distribuídas entre os representantes que revendem os produtos da indústria.
A Jornada Mundial da Juventude acontece entre os dias 23 e 28 de julho na cidade do Rio, com a presença do papa Francisco, e deve atrair cerca de 2 milhões de jovens do mundo todo.
A máscara foi elaborada a partir de uma escultura de argila feita com base em fotos e imagens de TV do papa, segundo Albert Paris, diretor comercial da empresa. Depois do rosto pronto na argila, é feita a forma de gesso para a máscara, trabalho que é feito por um artesão da fábrica, assim como as outras máscaras.
"Vamos mandar nessa semana para os representantes e aí esperar os pedidos", afirmou Paris. Especialista em transformar rostos famosos em máscaras de látex, a Condal tem uma galeria de personalidades em suas prateleiras. Procurada, a organização da Jornada Mundial da Juventude não havia se manifestado sobre as máscaras até as 13h30.
No Carnaval passado, a máscara de Joaquim Barbosa, atual presidente do STF (Superior Tribunal Federal) que atuou como relator do julgamento do mensalão no ano passado, foi das mais populares.
Entre os julgados e condenados, quem mereceu virar máscara foram o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) e o ex-presidente do partido José Genoíno. A presidente Dilma Rousseff também foi personagem principal da linha de produção da fábrica, quando foi candidata ao cargo. O ex-presidente Lula é outro que já foi destaque, com 15 mil unidades vendidas.
Além da política nacional, rostos de figuras internacionais, como o presidente morto da Venezuela, Hugo Chaves, e até Bin Laden, já viraram máscaras, assim como o astro pop Michael Jackson e o físico Albert Einstein.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.