Topo

Após ataque contra policiais, PMs deixam de atuar nos postos em São Luís (MA)

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

10/11/2013 15h40

Os postos da PM (Polícia Militar) em São Luís estão fechados neste domingo (10) por medida de segurança dos policiais que atuam nos trailers. Os postos dos bairros Anjo da Guarda, Camboa, Monte Castelo e Liberdade estão fechados.

Na noite deste sábado, criminosos atacaram os postos da polícia nos bairros Vila Nova e Fátima, onde dois PMs estavam de plantão sozinhos. Um deles morreu na hora. Uma mulher passava pelo local no momento dos tiros foi atingida por uma bala perdida. A identidade da mulher não foi informada.

Em razão dos ataques, a ordem da SSP (Secretaria de Segurança Pública) foi suspender o serviço até que sejam traçadas ações preventivas.

A orientação da SSP é que a polícia passe a atuar em grupos e apenas em carros funcionais.

Resposta imediata

Devido às ações criminosas que incidiram neste sábado a cúpula da Segurança do Maranhão se reuniu neste domingo (10) para traçar estratégias de combate ao crime, além de discutir formas para identificar os autores dos ataques.

O secretário de Segurança Pública Aluísio Mendes afirmou que vai dar uma “resposta imediata” à sociedade sobre os crimes ocorridos neste sábado.

Mais ataques

Durante a madrugada, também houve ações criminosas em outros setores da segurança do Estado. Duas delegacias, localizadas nos bairros São Francisco e Turu tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo.

Ainda no sábado dois ônibus foram incendiados após serem assaltados. Antes dos ataques, o dinheiro das passagens foi roubado e os passageiros também tiveram os pertences levados.

A polícia suspeita que os ataques são retaliação à prisão, nesta sexta-feira (8), de dois traficantes. Na mesma noite, dois ônibus foram assaltados e incendiados - a polícia não confirma se há relação entre os ataques aos policias e aos ônibus.

O soldado da PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, morreu alvejado durante o trabalho no posto policial do bairro Vila Nova. Ele foi atingido por pelo menos 18 tiros. A arma do policial foi levada pelos criminosos. O corpo de Pereira será enterrado às 16h (horário local), no cemitério Jardim da Paz, na Estrada de São José de Ribamar.

Já o sargento Marco Antonio Correa Cutrim foi baleado no posto da polícia do bairro Vila Nova bairro de Fátima. Uma mulher que passava pelo local, que não teve a identidade divulgada, também foi atingida pelos tiros. As duas vítimas foram socorridas para o Hospital Socorrão I, onde foram submetidos a procedimentos cirúrgicos. O estado de saúde do policial é grave.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Maranhão informou que após os ataques serviço de inteligência da PM, equipes do Batalhão de Choque e do GTA (Grupo Tático Aéreo) estão em diligências em busca dos envolvidos na morte de Pereira e do ataque ao posto do bairro de Fátima. Um helicóptero está sendo usado nas ações de identificação dos autores dos ataques aos postos da polícia.

Nenhum suspeito de participar dos ataques foi preso.