Topo

Pelo menos 100 pessoas participam de missa em homenagem a cinegrafista

Missa é realizada nesta segunda-feira (10) em homenagem ao cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49 - Fernando Maia/UOL
Missa é realizada nesta segunda-feira (10) em homenagem ao cinegrafista da "TV Bandeirantes" Santiago Ilídio Andrade, 49 Imagem: Fernando Maia/UOL

Carolina Mazzi

Do UOL, no Rio

10/02/2014 21h57

Cerca de 100 pessoas, entre amigos, colegas de trabalho e jornalistas participaram de uma missa em homenagem ao cinegrafista da "TV Bandeirantes", Santiago Ilío Andrade, 49, na paróquia Santa Cecília, em Botafogo, no Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira (10). Ele morreu hoje, depois de três dias internado.

Antes mesmo do início da missa, jornalistas e fotógrafos se cumprimentavam emocionados na porta da igreja.

Veja o momento em que o cinegrafista é atingido por bomba

Fernanda Corrêa, repórter da "TV Bandeiras", estava com ele no momento em que o rojão atingiu o cinegrafista, durante a cobertura de um protesto no centro da cidade, na última quinta-feira (6). Ela descreveu como uma pessoa “carinhosa, cautelosa e adorada por todos que o conheciam”.

“Foi impossível trabalhar hoje. Eu até já estava um pouco preparada para a notícia, porque quem viu o acidente percebeu a gravidade. No dia, a gente já estava de saída, aí ele resolveu voltar para pegar algumas imagens e em menos de um minuto, eu ouvi explosão e tudo acabou. E ele era uma pessoa cautelosa, não se arriscava à toa”, disse.

A jornalista Célia Alves pouco conhecia Andrade. Mas fez questão de comparecer ao evento.

“Podia ser qualquer um de nós. É preciso uma tragédia como esta acontecer para que se tome alguma providência. Infelizmente, esse não vai ser nem o primeiro nem o último. É muito triste”, afirmou.

O padre Cesare Ciceri lembrou a tragicidade do evento que levou a vida de Santiago. “A tristeza fica com os amigos e parentes, que vão sentir saudades dele. Mas Deus tem sempre um projeto e a vida eterna de Santiago, ao lado Dele, começa agora”.