Topo

Agentes da CET também entram em greve em SP; rodízio é suspenso

Do UOL, em São Paulo

04/06/2014 20h11Atualizada em 05/06/2014 11h21

Além dos metroviários, os agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) também decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado em São Paulo a partir desta quinta-feira (5).

A greve dos marronzinhos foi aprovada em assembleia da categoria na noite de ontem. Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 12%, mas a CET oferece 8%. A categoria reivindica a aumento de 20% no vale-refeição -- a empresa propôs 12%.

A CET decidiu suspender o rodízio municipal de veículos na capital nessa quinta-feira (5) por causa da greve no Metrô. Com a medida, veículos com placas final 7 e 8, que estariam sujeitos à restrição, podem circular livremente, sem risco de multa.

Segundo a CET, houve remanejamento da equipe para reforçar o efetivo na operação do trânsito. A companhia afirmou que "causa estranheza a decisão tomada (greve), pois a CET realizou uma série de reuniões com o Sindviários mas, infelizmente, a entidade recusou a proposta apresentada e aceita pela direção do sindicato."

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) alterou o trajeto de dez linhas que ligam cidades da região metropolitana às estações Tucuruvi e Parada Inglesa da Linha 1-Azul. Com a greve, as linhas foram estendidas até a estação Tietê. 

Não houve alteração na circulação dos ônibus da EMTU nas demais regiões e municípios da Grande São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a avaliação é que a aumentar o número de ônibus circulando poderia piorar a situação do trânsito, que já bateu o recorde do ano para o período da manhã.