Topo

Ventos no Rio atrasam funcionamento de teleférico e derrubam árvore

Amanhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro - Hudson Pontes/Agência O Globo
Amanhecer na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio de Janeiro Imagem: Hudson Pontes/Agência O Globo

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

05/08/2014 08h58Atualizada em 05/08/2014 10h26

A chegada de uma frente fria na madrugada desta terça-feira (5) na cidade do Rio de Janeiro provocou fortes rajadas de vento. Na estação do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) do Forte de Copacabana, na zona sul da cidade, foram observadas rajadas que chegaram a 76 km/h por volta das 2h.

Por conta da ventania também na zona norte, o Teleférico do Complexo do Alemão entrou em funcionamento apenas às 7h30, e não às 6h, como de costume, segundo informou a concessionária SuperVia.

No início da manhã, houve também registro da queda de uma árvore no Méier, no cruzamento entre a rua Dois de Fevereiro e a saída 2 da Linha Amarela, na zona norte. A árvore já foi retirada, de acordo com o COR-RJ (Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro).

Fortes ventos também foram observados nas estações meteorológicas de Marambaia (65 km/h) e Vila Militar (60 km/h), ambas na zona oeste.

A Light, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro, informou que, "devido aos ventos de quase 80 km/h e queda de objetos sobre a rede elétrica", houve ocorrências de interrupção de energia, principalmente, em trechos dos bairros de Realengo e Campo Grande, ambos na zona oeste do Rio, e do município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a concessionária, até as 9h45, técnicos seguiam trabalhando para reparar os problemas.

De acordo com a Infraero, por conta do mau tempo, o Aeroporto Santos Dumont está operando com o auxílio de instrumentos para pousos e decolagens, enquanto o Aeroporto Internacional do Galeão opera visualmente.

Conforme previsão divulgada pelo COR-RJ, o dia terá predomínio de céu encoberto, com declínio de temperatura, com mínima de 14°C e máxima de 26°C. A chuva e as rajadas de vento eram esperadas principalmente nos períodos da madrugada e da manhã.

Na região serrana, foram observadas rajadas de 60 km/h em Petrópolis. O sistema de alerta de cheias do Inea (Instituto Estadual do Ambiente) coloca um rio em situação de alerta (Quitandinha) e quatro rios em situação de atenção (Palatinado, Piabanha, Cuiabá e Santo Antônio). (Com Agência Brasil)