Topo

Crianças armadas com pistolas são filmadas por policiais de UPP no Rio

Menor armado brinca com pipa no Complexo do Lins, na zona norte do Rio - Reprodução/Extra
Menor armado brinca com pipa no Complexo do Lins, na zona norte do Rio Imagem: Reprodução/Extra

Do UOL, no Rio

29/01/2015 11h45

Policiais militares da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) do Complexo do Lins, na zona norte do Rio de Janeiro, filmaram a movimentação de crianças e adolescentes armados com pistolas nas comunidades da região. O vídeo foi divulgado em reportagem do jornal "Extra", publicada nesta quinta-feira (29).

A partir das imagens feitas pelos PMs, é possível observar que crianças e adolescentes seguram as armas como se fossem brinquedos. Um deles desce a localidade conhecida como Barro Preto com a pistola em uma das mãos e uma pipa em outra. Ele aparenta não ter mais do que 12 anos.

Na mesma localidade, outros jovens armados soltam pipa enquanto são observados, à distância, pelos policiais. Em um trecho do vídeo, dois adolescentes escondidos atrás de uma casa atiram contra a polícia.

Um dos militares responsáveis por registrar as imagens se surpreende com o que vê. "Olha só os molequinhos. Todos de arma. Tudo menorzinho", diz ele a um dos colegas. "Eles têm mais arma do que a gente", completa.

Procurada pela reportagem do UOL, a assessoria das UPPs informou que as investigações são de responsabilidade da Polícia Civil, embora as imagens tenham sido feitas por policiais da UPP do Complexo do Lins. Já a Polícia Civil ainda não se pronunciou sobre o assunto.