Com atraso, Samarco entrega plano de emergência exigido pela Justiça

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Márcio Fernandes/ Estadão Conteúdo

    Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG)

    Imagem aérea mostra barragem de Germano, da mineradora Samarco, na cidade de Mariana (MG)

Após descumprir prazo por duas vezes, a mineradora Samarco entregou nesta quarta-feira (13) o plano de emergência para o caso de rompimento das barragens remanescentes do desastre em Mariana (MG).

De acordo com o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), a empresa protocolou o documento na noite desta terça-feira (12), mas acabou entregando o documento somente hoje. Assim, a mineradora deverá pagar R$ 1 milhão, por um dia de atraso. Pressionando a empresa, o MP (Ministério Público) de Minas Gerais ameaçou pedir à Justiça que a multa fosse multiplicada por cinco vezes esse valor, chegando assim a R$ 5 milhões ao dia.

Em nota, a mineradora confirmou o envio do "estudo preliminar de ´dam break´, cenário de ruptura hipotética de barragem" à Justiça nessa quarta-feira (13).

Essa foi a segunda vez que a companhia descumpriu o prazo para a entrega do plano de emergência. Em 4 de dezembro do ano passado, véspera da tragédia completar um mês, o plano deveria ter sido entregue, mas a mineradora não cumpriu o prazo e negociou um novo prazo, que venceu nesta terça-feira.

O plano de emergência para as barragens de Santarém e de Germano, na mina de Germano, em Mariana (MG), tiveram danos após o rompimento da barragem de Fundão.

Nessas barragens remanescentes do complexo em Mariana, os níveis de equilíbrio estão em 1,51 na barragem de Germano, e de 1,37 em Santarém. O ponto de equilíbrio é 1,0. Isso significa que esse valor representa a força que os rejeitos fazem contra a estrutura da barragem. Assim, elas fazem uma força contrária de 51%, em Germano, e 37%, em Santarém, respectivamente, contra os rejeitos.

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos