Topo

Tumulto marca protesto contra PEC do teto no centro do Rio

Protesto contra a PEC 241, na Cinelândia, no Rio de Janeiro - KAUE PALLONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Protesto contra a PEC 241, na Cinelândia, no Rio de Janeiro Imagem: KAUE PALLONE/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/10/2016 20h21

Policiais militares e manifestantes entraram em confronto na região central do Rio de Janeiro durante um protesto contra a PEC 241, proposta do governo federal que limita o gastos públicos.

Organizada pelas redes sociais, a passeata começou na Cinelândia e teve tumulto quando os manifestantes passavam pela Avenida Chile.

Não se sabe ainda o motivo que levou à confusão. Pessoas presentes relatam que a PM usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.

Após a confusão inicial, o grupo voltou a se concentrar em frente ao Theatro Municipal.

Já em São Paulo o protesto foi pacífico, com a concentração ocorrendo no final da tarde no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista. 

O evento reuniu integrantes de diversos sindicatos e movimentos ligados à educação e saúde, além de direitos humanos. À noite, o grupo fez uma passeata até o bairro de Pinheiros, na zona oeste da cidade, passando pelas avenidas Rebouças e Brigadeiro Faria Lima, para novo ato no Largo da Batata.

 Manifestantes protestam contra a PEC 241 no vão livre do Masp, na avenida Paulista - DARIO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - DARIO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Manifestantes protestam contra a PEC 241 no vão livre do Masp, na avenida Paulista
Imagem: DARIO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO