54% são a favor de velocidade mais alta nas marginais de SP, diz pesquisa
Ao menos 54% dos paulistanos são favoráveis ao aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, segundo pesquisa da ONG Rede Nossa São Paulo e do Ibope Inteligência divulgada nesta terça (24).
De acordo com o levantamento, 41% são contra velocidades mais altas nas marginais, e 5% não souberam ou não quiseram responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 de dezembro de 2016 e 4 de janeiro de 2017 com 1.001 moradores da cidade de São Paulo com 16 anos de idade ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Você é contra ou a favor o aumento de velocidade nas marginais?
Resultado parcial
Total de 6254 votosO Ibope segmentou os entrevistados por situações cotidianas relacionadas aos tipos transporte usados para se locomover pela cidade. Entre os que raramente ou nunca usam ônibus, 61% se disseram a favor do aumento da velocidade nas marginais.
Dos que usam o automóvel todos os dias ou quase todos os dias para circular por São Paulo, 64% são a favor da medida proposta pelo prefeito João Doria (PSDB).
Quando o critério analisado foi sexo, faixa etária e escolaridade, 59% dos homens entrevistados se mostraram favoráveis ao aumento.
A medida é mais apoiada pelos adultos com idade entre 45 e 54 anos (58% dos entrevistados), por aqueles que possuem nível superior (58%) e ganham renda mensal de mais de cinco salários mínimos (56%).
Tribunal de Justiça libera aumento de velocidade
No início da tarde desta terça-feira (24), o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) acolheu recurso da prefeitura e suspendeu a liminar (decisão provisória) que suspendia o aumento dos limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê.
A Ciclocidade (Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo) vai recorrer contra a suspensão da liminar.
O aumento da velocidade nas marginais foi uma das principais bandeiras de Doria na campanha eleitoral de 2016.
Em julho de 2015, o governo do então prefeito Fernando Haddad (PT) -- que tentou a reeleição no ano passado -- reduziu a velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. O limite nas faixas locais caiu de 70 km/h para 50 km/h. Já nas pistas centrais, a velocidade passou de 70 km/h para 60 km/h. A diminuição nas faixas expressas foi de 90 km/h para 70 km/h. Sob Doria, o objetivo é restaurar os limites anteriores.
Nos primeiros 12 meses após a implantação da redução, a quantidade de acidentes fatais caiu 52%, segundo números da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL em dezembro, a velocidade maior aumenta o risco e a gravidade de acidentes. Já a Prefeitura de São Paulo afirma, em seu recurso contra a decisão judicial, que o aumento dos limites de velocidade prevê a “adoção de medidas concretas para evitar acidentes, tudo dentro de rigoroso planejamento amparado por estudos técnicos".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.