Tubarão aparece em praia de SC e é resgatado por banhistas
Um tubarão apareceu na última quarta-feira (21/02) na praia de Vila Nova, que fica em Imbituba, cidade do litoral de Santa Catarina. O animal surgiu na beira da praia e assustou os banhistas, que depois ajudaram a devolvê-lo ao mar.
O surfista José Orlando Fogaça foi um dos banhistas que ajudou no resgate do tubarão. “Hoje foi um dia histórico! Salvamos um cação encalhado na Praia da Vila Nova!”, escreveu em sua conta no Instagram.
Já a bióloga Rafaela Cardoso Ramos, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), também no Instagram, disse que o tubarão é de outra espécie, que não oferece risco: “Não é mangona, não é galha preta, cola fina, branco, como alguns andam espalhando por aí. Trata-se de um indivíduo juvenil de um fidalgo, conhecido também como Marracho, Escuro”. Ela ainda esclareceu que a inesperada visita não significa desequilíbrio ecológico na região.
Leia também
- Vermelho e com espuma. Rio muda de aparência após acidente em GO
- Jovem manda áudio ao pai durante abuso: "tio está tentando me estuprar"
"Ocorrência dessa espécie e de outras sempre teve nas praias da região. Nem sempre aparecimento de tubarões na costa é desequilíbrio. Essa espécie pode ser encontrada desde as águas costeiras e rasas, incluindo a zona de arrebentação das praias, até as águas do alto-mar. E podem continuar entrando no mar da região, pois é uma espécie que não oferece grande risco!", explicou ela.
Ao UOL, o secretário de meio ambiente de Imbituba, Paulo Márcio de Souza, informou que a prefeitura só soube do aparecimento do tubarão depois do ocorrido.
“Em contato com os locais, os mesmos informaram que acionaram o Ibama. Porém, entramos em contato com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Projeto da Baleia Franca, e nenhum dos dois confirmaram”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.