Homem rouba celular no RJ e exige senha da vítima para desbloquear aparelho; veja
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a ousadia de um homem no Rio de Janeiro. Além de roubar o celular de uma pedestre, ele exige a senha do aparelho. A ação aconteceu nesta terça-feira (17), no Largo dos Leões, no bairro Humaitá, zona sul da cidade. Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram o suspeito circulando de moto pela calçada.
O suspeito aborda a vítima, rouba o celular da mulher e exige que ela o ajude a desbloquear o aparelho.
Em seguida, ele deixa o local, mas volta assim que percebe a aproximação de mais uma vítima. Desta vez, ele leva o celular e o relógio de um outro pedestre. As câmeras filmaram os dois crimes, praticados em questão de segundos. Porém, até a manhã desta quarta-feira (18) nenhum dos roubos havia sido registrado na delegacia que atende a região.
Leia também
- Criança de 7 anos morre após ser atropelada por motorista sem habilitação no RS
- Debate entre professor e aluno sobre situação do país vira motivo de ameaça
- Pastor é preso suspeito de pedofilia após pedir foto para "quebrar maldição" de menina
Para Luiz Carlos Ferreira dos Santos, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Humaitá, a falta de segurança em toda cidade é muito grave e o índice de roubo a pedestres é alarmante, mas a subnotificação dos crimes também preocupa.
“Os casos circulam pelas redes sociais, mas são subnotificados porque as vítimas não querem prestar queixa, achando que não adianta, que vai dar em nada. O problema é que para podermos cobrar do poder público, precisamos que os casos sejam registrados. Caso contrário, eles nem existiram, não entram na mancha criminal. É importante que as vítimas registrem o boletim de ocorrência para que possamos cobrar medidas para a região”, recomenda Santos.
A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou, em nota ao UOL, que o 2º BPM (Botafogo) realiza policiamento 24 horas na área sob sua responsabilidade com rondas em viaturas e em grupamentos de motos além do ciclopatrulhamento nos bairros de Laranjeiras, Cosme Velho, Largo do Machado, Praça São Salvador e Praia do Flamengo.
O comunicado ressaltou que a população pode contribuir com o trabalho da Polícia Militar através do WhatsApp do 2ºBPM - (21) 96579-3663 - ou do Disque Denúncia (21) 2253-1177.
Violência
Dados divulgados nesta terça-feira (17) pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram um aumento de 26,6% no número de roubo a pedestre em março deste ano, em relação ao mesmo mês de 2017.
Segundo o instituto, em 2017, mesmo com as polícias em greve, foram registrados 6.109, enquanto em março deste ano foram 7.655. Em média, um pedestre é roubado a cada seis minutos na cidade.
Já o número de roubos de veículos bateu recorde histórico no mês passado, com 5.358 casos. O aumento foi de 7,1% no mês de março deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 5.002 casos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.