Topo

Vereador de Maceió é encontrado morto dentro de casa com perfurações no corpo

Apartamento do vereador foi encontrado revirado e com manchas de sangue - Reprodução/Facebook
Apartamento do vereador foi encontrado revirado e com manchas de sangue Imagem: Reprodução/Facebook

Olga Bagatini

Colaboração para o UOL

08/09/2018 15h18

O vereador Silvânio Barbosa dos Santos (MDB-AL) foi encontrado morto dentro de casa na manhã deste sábado (8), em Maceió. O corpo foi localizado pelo assessor parlamentar do político, que decidiu entrar no apartamento após ficar mais de 24 horas sem contato com ele. Barbosa tinha perfurações nas costas, o local estava revirado e com manchas de sangue, e o carro do vereador não estava na garagem. A morte foi confirmada pela assessoria do partido em Alagoas e ainda não há informações sobre os motivos que levaram ao crime. 

Um assessor do MDB-AL afirmou que uma das linhas de investigação que deveria ser levada em conta pelas autoridades é o crime de homofobia, já que o vereador era assumidamente homossexual. O integrante do partido ressalta dados nacionais divulgados pelo Grupo Gay da Bahia em janeiro de 2018, que mostram que o estado de Alagoas registra o sétimo maior número de mortes de pessoas LGBT do Brasil. "É um crime muito comum por aqui", disse.

Em nota enviada ao UOL, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas afirmou que não poupará esforços para elucidar o caso. "A polícia já está realizando buscas para localizar o veículo. O local foi isolado para que o Instituto de Criminalística (IC) realize os procedimentos cabíveis", disse o órgão.

Leia mais:

A Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foram designadas para investigar o caso. O corpo de Silvânio Barbosa será periciado pelo Instituto de Criminalística (IC).

A Câmara Municipal de Maceió lamentou episódio e decretou luto oficial de três dias.

Natural de Anadia, município a 80 km de Maceió, Barbosa começou a carreira política no movimento estudantil. Formado em história, foi vice-presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Pesa) e ganhou projeção municipal por suas atuações como líder comunitário no bairro Benedito Bentes. Foi eleito pela primeira vez em 2012 e reeleito em 2016.

Em nota, o MDB-AL destacou a liderança comunitária e política de destaque do vereador "conhecido por lutar em defesa dos moradores da periferia" e por ser "um militante político atuante e incansável, com ou sem mandato parlamentar". "O MDB de Alagoas presta solidariedade aos familiares e amigos de Silvânio Barbosa e confia no trabalho de investigação policial para identificar e capturar, com toda a presteza possível, os autores do crime e entregá-los à Justiça."