Topo

Motoristas acordam mais cedo e buscam rotas alternativas, mas sofrem com trânsito em SP

Gabriela Fujita

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 13h43

Motoristas que acordaram mais cedo e buscaram rotas alternativas não conseguiram escapar dos transtornos no trânsito em São Paulo, nesta quarta-feira (21), por conta dos trechos bloqueados para carros na Marginal Pinheiros, em São Paulo.

"O trajeto que eu levaria 40 minutos, hoje foi uma hora e meia", diz o consultor de TI Carlos Rodrigues. (veja mais relatos de outros motoristas no vídeo acima)

Atrasos para chegar ao trabalho e a outros compromissos ficaram entre as reclamações, neste primeiro dia “normal” em São Paulo após o feriado prolongado e o desabamento parcial de um viaduto na zona oeste, na madrugada da última quinta-feira (15), que levou à interdição, por tempo indeterminado, de 10 km da via expressa da marginal.

A reportagem do UOL percorreu um trecho de 18 km entre a ponte Transamérica (zona sul) e a ponte do Jaguaré, onde fica o viaduto interditado. No sentido Castelo Branco, os locais onde a via expressa está fechada tinham mais lentidão, com o afunilamento da pista, como na altura da ponte Eusébio Matoso. O ponto mais difícil para o motorista ficou entre a ponte João Dias e a ponte do Morumbi, com carros quase parados no início da manhã.

No ponto onde o viaduto está bloqueado, o trânsito estava pesado, mas fluindo com um pouco de lentidão. Equipes da Polícia Militar permaneciam no local para evitar acidentes e curiosos.

Sem prazo para recuperação

O secretário de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo, João Octaviano Machado, afirmou na manhã desta quarta que a prefeitura ainda não tem um prazo para encontrar a solução técnica para recuperar o trecho do viaduto que cedeu.

"Os técnicos ainda estão trabalhando no local. Ainda não posso dizer nada sobre prazo. Estou aguardando as informações. Neste momento, estamos trabalhando com desvios operacionais para tentar minimizar ao máximo a perda deste trecho", afirmou Machado ao UOL.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), disse que o trânsito na cidade ficou abaixo do esperado. "O trânsito hoje na cidade de São Paulo está 20% acima do limite histórico. A nossa expectativa é de que ficasse 30% acima", afirmou por volta de 8h30.

O pico de congestionamento na cidade nesta manhã foi registrado às 9h, quando o índice ficou em 153 km de lentidão, quando a média para o horário é de 92 km a 122 km, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). O recorde para o período da manhã é do dia 6 de agosto, quando atingiu 208 km de congestionamento.

Entre 9h30 e 11h30, o congestionamento ficou dentro da média, mas, às 12h, o congestionamento voltou a ficar acima da média para o horário. A cidade registrava 49 km de lentidão, quando a média é de 24 km a 46 km.