Cidades de SC registram temperatura de -0,2ºC e geada, diz instituto
Localizado no alto da Serra catarinense, a cidade de Urupema registrou -0,2ºC na manhã de hoje. Essa foi a primeira temperatura negativa em Santa Catarina neste ano, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
No início dessa manhã, os termômetros ficaram próximos a zero grau em outras cidades do estado como Urubici (0,4ºC) e São Joaquim (3,7ºC), com sensação térmica negativa.
Segundo os meteorologistas do Ciram, a temperatura baixa logo no quarto mês do ano foi provocada pela alta pressão que está passando pelo sul do país. Com isso, ela trouxe uma massa de ar frio e tempo seco, contribuindo para uma madrugada mais gelada, principalmente nos pontos mais altos.
O instituto informou que as temperaturas tendem a subir no decorrer do dia. À tarde, o sol aparece com poucas nuvens em todas as regiões do estado, deixando um clima mais agradável, chegando à temperatura máxima de 25ºC. Para os próximos dias, a previsão é que as temperaturas fiquem entre os 13ºC e 27ºC, com madrugadas geladas.
No ano passado, a temperatura mais baixa em Urupema no mês de abril foi de 2,2ºC, segundo o Ciram. Mas nos dois anos anteriores, no mesmo período, a cidade teve temperaturas negativas. Em 2017, os termômetros marcaram -4,4ºC e em 2016 o menor registro foi de -3,2ºC.
"O que se espera é que, até o final do mês, uma massa de ar frio mais intensa chegue no sul do Brasil trazendo temperaturas negativas e até geadas", explicou a meteorologista Laura Rodrigues, do Ciram.
Na região Sul do Brasil, as temperaturas começam a cair entre março e abril devido à altitude, de acordo com o Ciram. No outono é comum ocorrer temperaturas negativas nas madrugadas e manhãs no estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.