Topo

DF: Festa tem participante fantasiado de Ku Klux Klan; organização repudia

Evento foi organizado pela Crossfit Selva na última sexta-feira (18) - @beca_g3/Twitter
Evento foi organizado pela Crossfit Selva na última sexta-feira (18) Imagem: @beca_g3/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/10/2019 19h00

Uma festa à fantasia realizada em Brasília no último fim de semana ganhou grande repercussão nas redes sociais em decorrência da fantasia de um dos participantes, que se vestiu como um integrante da Ku Klux Klan.

A chamada KKK nasceu nos Estados Unidos no fim do século XIX e reúne supremacistas brancos. Entre diversos períodos em que a organização foi encerrada e ressurgiu, correntes antissemitas, neonazistas e homofóbicas também ganharam força.

Na festa da última sexta-feira em Brasília, organizada pela academia Crossfit Selva, um dos participantes compareceu com as vestes brancas (incluindo uma máscara cobrindo toda a cabeça) que caracterizam o grupo. O evento era um das diversas festividades promovidos pela academia.

Frente à repercussão negativa, a Crossfit Selva divulgou nota de repúdio hoje para afirmar que "não coaduna com qualquer ato de desrespeito e incitação ao ódio e ao preconceito". Além disso, prometeu que tomará precauções "para que tal ato não ocorra novamente". O texto não menciona a identidade do frequentador da festa ou eventual punição.

Confira a nota na íntegra:

"Nós do Crossfit Selva somos uma empresa a favor da diversidade em toda sua pluralidade. Somos totalmente contra qualquer espécie de preconceito e repudiamos qualquer forma de violência. Somos uma comunidade que preza pelo respeito mútuo acima de tudo, sempre com objetivo de promover a integração humana."

"A academia não coaduna com qualquer ato de desrespeito e incitação ao ódio e ao preconceito!"

"Lamentamos o fato ocorrido no dia 18/10, ocasião em que um dos participantes utilizaram (sic) fantasia ofensivas! Enfatizamos, novamente, que a academia não coaduna com a ideologia representada!"

"Diante do ocorrido, nos próximos eventos tomaremos as devidas precauções para que tal fato não ocorra novamente!"

Ku Klux Klan: entenda sua história, seus ideais e seus efeitos

Brasil Escola