Topo

Homem com faca faz reféns em bar da Lapa, no Rio; todos foram liberados

29.nov.2019 - Homem faz reféns em bar na Lapa, no centro do Rio - CLÉBER MENDES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO
29.nov.2019 - Homem faz reféns em bar na Lapa, no centro do Rio Imagem: CLÉBER MENDES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

29/11/2019 16h05Atualizada em 29/11/2019 23h48

Resumo da notícia

  • Homem fez sete reféns em estabelecimento; todos já foram liberados
  • Policiais do Bope negociaram rendição com criminoso
  • Ele é vizinho do bar e pediu bolo de aniversário à polícia
  • Ruas do entorno foram interditadas por conta da mobilização

Um homem com uma faca manteve reféns sete frequentadores de um bar na Lapa, no centro do Rio. O sequestro começou na tarde de hoje no Bar da Preta, na rua do Rezende. Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) negociaram a rendição do criminoso e a liberação dos reféns, que aconteceu pouco antes das 23h.

"Ele [o criminoso] afirmou que hoje é aniversário dele, pediu um bolo à polícia. Nossos esforços são para tirar todos sem prejuízo para ninguém", afirmou o coronel Mauro Fliess, porta-voz da Polícia Militar. Segundo o policial, o criminoso, que dizia também ter em seu poder uma arma de fogo e um galão de líquido inflamável, aparentava instabilidade diante das horas de negociação. A motivação seria um desentendimento com a dona do bar.

Morador da rua do Rezende, o sequestrador foi identificado como Danilo. Fliess disse que relatos de frequentadores do bar e de vizinhos do estabelecimento dizem que houve uma desavença na última semana entre ele e a dona do bar.

Entre os reféns, estavam dois funcionários da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), a dona, o cozinheiro e mais um empregado do bar, além de uma mulher e um homem. Segundo informações da GloboNews, ninguém saiu ferido.

Homens do 5º BPM (Praça da Harmonia) e do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 15h. Ao menos quatro viaturas do Bope e um blindado da Polícia Militar estavam no local.

Por conta da mobilização de policiais e bombeiros na região, diversas vias do entorno ficaram interditadas. Por volta das 23h45, segundo a assessoria da PM, as ruas já haviam sido liberadas.

A Lapa é a mais tradicional região boêmia do Rio, concentrando um grande número de bares, restaurantes e casas de espetáculo —como o Circo Voador e a Fundição Progresso. A área também é conhecida pelos Arcos da Lapa, um dos principais pontos turísticos do Rio.