Topo

Contratorpedeiro, cagarra e yuzu: por que o brasileiro buscou esses termos?

Contratorpedeiro é um navio de guerra, também conhecido como destróier - Reuters - 25.set.2012
Contratorpedeiro é um navio de guerra, também conhecido como destróier Imagem: Reuters - 25.set.2012

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/12/2019 04h00

Você sabe o que é um contratorpedeiro? E cagarra, conhece? Já ouviu falar em yuzu? Pode parecer estranho, mas estas três palavras curiosas estão entre as dez palavras que o brasileiro mais quis entender o significado em 2019.

De acordo com o Google, que divulgou os termos mais pesquisados do ano nesta semana, o conceito que o brasileiro mais questionou o significado foi libido. No Top 10, há ainda termos mais comuns, como democratização, o feriado Corpus Christ e AI-5 (Ato Institucional Número 5), da época da ditadura militar.

Em meio a eles, no entanto, surgiram cagarra (2º), yuzu (6º) e contratorpedeiro (10º), sem gancho aparente. O UOL pesquisou o que estes nomes significam e, com ajuda do Google Trends e das redes sociais, entendeu por que raios eles repentinamente aguçaram a curiosidade do brasileiro neste ano.

Contratorpedeiro é um navio, cagarra, um pássaro e yuzu, uma fruta

Apesar de não serem nomes tão usados, seus conceitos são simples e não tratam de nada fora do normal, embora não tenham nenhuma proximidade entre si.
Contratorpedeiro é um navio de guerra. Rápido e pequeno, ele é usado geralmente para escoltar embarcações maiores. Está presente em todas as principais Marinhas do mundo, inclusive a brasileira. Por aqui, ele também é conhecido como destróier.

Já cagarra é um tipo de ave marinha, com asas longas e plumagem escura no dorso e branca embaixo. Há cinco espécies de cagarras, parte delas encontrada no litoral brasileiro. Não à toa existe a Ilha Cagarra, no Rio de Janeiro.

O yuzu, por fim, é uma pequena fruta cítrica originária do leste da China e bem popular na Ásia. No Brasil, ela é usada nas cozinhas orientais como ingrediente para molhos e chás.

yuzu - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Yuzu é uma pequena fruta cítrica popular na Ásia
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A culpa é da TV

E por que palavras tão aleatórias entraram para os trends? Apesar de não terem relação entre si, todos estão lá pelo mesmo motivo: a televisão. As três palavras foram usadas em perguntas de programas de auditório.

O interesse por contratorpedeiro surgiu depois de uma situação cômica no Programa Silvio Santos, do SBT. No final de fevereiro, o apresentador perguntou à plateia o que o termo significava.

"É quem contrata o pedreiro", respondeu uma mulher. Silvio riu, a história ganhou as redes sociais e a palavra foi muito buscada no Google.

O mesmo aconteceu com yuzu no final de setembro e cagarra no começo de novembro. Estas, por sua vez, foram usadas no Domingo Legal, também do SBT.

No caso do yuzu, o apresentador Celso Portiolli explicou à plateia, curiosa, que a fruta era "tipo um limão japonês".