Integralistas: o que é grupo citado por supostos autores de ataque ao Porta
Resumo da notícia
- Trio gravou vídeo e assumiu ataque ao Porta dos Fundos; polícia investiga
- Supostos autores do atentado citam influência integralista, movimento antigo
- Criado em 1932, integralismo tem perfil conservador, cristão e de extrema-direita
- Frente Integralista Brasileira, que mantém o movimento, nega elo com ataque
Integrantes de um suposto "Comando de Insurgência Popular Nacionalista", que faria parte da "Família Integralista Brasileira", assumiram, em vídeo que começou a ser compartilhado ontem (25) nas redes sociais, serem os autores do ataque a bomba à sede da produtora Porta dos Fundos.
No vídeo, o grupo que assumiu o ataque se diz incumbido "de ser a espada de Deus" e que o "Brasil é cristão e jamais deixará de ser".
Hoje, a FIB (Frente Integralista Brasileira), que é a principal representante do integralismo no país atualmente, afirmou desconhecer tais grupos e negou ter relação com o ataque.
Mas o que é o integralismo e quem são os integralistas de hoje no Brasil?
"Deus, pátria e família", um lema de 1932
A Ação Integralista Brasileira foi um movimento político brasileiro ultranacionalista, conservador e de extrema-direita fundado pelo jornalista e escritor Plínio Salgado, em outubro de 1932, cujo lema era "Deus, pátria e família".
Conhecidos como camisas-verdes, os integralistas usavam um uniforme verde-escuro em suas demonstrações e faziam uma saudação com a mão direita para cima, semelhante aos fascistas e nazistas, usando o grito de guerra "anauê", expressão supostamente oriunda do Tupi, que significaria "você é meu irmão".
Os integralistas afirmavam ser contrários ao comunismo e ao socialismo e, apesar de ser de direita, o integralismo é contrário ao liberalismo econômico. O símbolo do integralismo traz a letra grega sigma, cujo significado é a soma dos valores.
Em 1937, com a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, todos os partidos políticos foram proibidos. Em resposta, em maio de 1938, um grupo de 80 integralistas tentou atacar o Palácio Guanabara, no que ficou conhecido como Levante Integralista. Salgado foi exilado em Portugal.
Em 1945, na Assembleia Constituinte, os integralistas se reagruparam no Partido de Representação Popular (PRP), extinto pela ditadura militar, em 1966.
FIB, herdeira de Salgado
A Frente Integralista Brasileira seria hoje herdeira do integralismo de Salgado. O grupo, fundado em 2005, tem origem em São Paulo e possui uma página na internet e um grupo fechado no Facebook, com 2500 membros. A FIB afirma em sua página se basear no "legado deixado pelo maior movimento nacionalista da história do Brasil".
A FIB afirma não ser ligada a nenhum partido político e diz ser um "movimento espiritualista, aberto a pessoas de todas as denominações religiosas, desde que respeitados os princípios da moral e dos costumes cristãos brasileiros".
Parte dos integralistas de hoje, especialmente no Rio de Janeiro, são monarquistas e há pelo menos uma página no Facebook que conjuga o integralismo e o monarquismo.
Integralistas no Rio
No Rio de Janeiro, existe a FIBRJ, cuja página no Facebook traz vídeos de demonstrações realizadas no centro do Rio de Janeiro. Em dois vídeos na página, publicados em setembro deste ano, um grupo de 30 integralistas usa roupa preta, a bandeira com o Sigma, bandeiras do Brasil e a bandeira imperial.
A bandeira com o sigma e a bandeira imperial aparecem no vídeo em que os três homens mascarados, usando um uniforme verde, assumem o atentado com bombas incendiárias ao prédio da sede do grupo humorístico Porta dos Fundos, no bairro de Botafogo, no Rio.
A reportagem do UOL procurou a FIBRJ para questionar sobre a participação no atentado à produtora, mas não obteve resposta até o fechamento deste texto.
Bandeira imperial
Ontem à noite ainda estavam no ar na página da FIBRJ no Facebook fotos da mesma demonstração realizada no centro do Rio. Perfilado em uma escadaria, o grupo trazia também a bandeira imperial. Essa foto foi apagada do grupo e não estava mais disponível hoje.
Em outro vídeo, publicado pela página do FIBRJ, um homem não-identificado que aparece no vídeo da demonstração no centro do Rio, aparece em cima de um carro de som em um protesto na praça dos Três Poderes com o STF (Supremo Tribunal Federal) de fundo.
Críticas duras ao STF
No vídeo, publicado em 25 de setembro, o homem não-identificado diz: "Se for pra ser detido e preso que seja tentando invadir esta m... (aponta para o STF). Vocês vieram de vários estados aqui pra ficar agitando bandeira e gritando palavra de ordem ou pra aterrorizar esses fdp que lá estão?", diz o homem no vídeo.
Na nota em que nega ligação com o ataque, a FIB, cuja sede é em São Paulo, disse que o uso de máscaras é "uma atitude anti-integralista" e cita uma frase atribuída a Salgado: "quem marcha em nome das ideias nítidas, definidas, não precisa de máscaras".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.