Lista escolar pede kits de médico para meninos e cozinha para meninas
Um homem manifestou indignação ao divulgar uma lista elaborada pelo Instituto Dom Barreto, em Teresina, no Piauí, no qual a escola solicita brinquedos distintos para meninos e meninas; para eles, há sugestões de kits profissão como médico, mecânico e bombeiro. Para elas, o kit profissão pede coisas se salão e cozinha. A escola, em nota, afirmou que não tinha por objetivo segregar e que excluirá os dois itens da lista.
Em postagem feita em rede social, Alberto Bona, que se identifica como tio de uma das alunas, afirmou que a delimitação de qual kit cada gênero deve receber "valoriza apenas algumas profissões e desvaloriza outras várias, tão importantes quanto".
"Não adoeçam as crianças, não alienem as crianças, ensinem a elas sobre o mal do machismo, preconceito e homofobia, quando for o momento mais adequado", escreveu ele.
Na lista, a escola também diz que, entre o material de uso coletivo, as bolas sejam utilizadas apenas por meninos.
A nota, divulgada hoje pelo colégio, alega que o material lúdico tenta garantir a diversidade de itens e que os brinquedos são pedidos pelos próprios alunos. O texto também afirma que avaliar escola de acordo com a lista é "postura temerária" e que não condiz com o "histórico da instituição".
"Assim, a lista de materiais divulgada para essa etapa não tem o propósito de impor, limitar ou distinguir seus usos. Entretanto, como somos conscientemente aprendizes, encontraremos outros modos de dizer nos próximos anos", diz.
Confira, na íntegra, a nota do Instituto Dom Barreto:
"Cientes da importância de esclarecimentos sobre nossa lista de materiais, vimos explicar que a divisão por sexo de alguns itens, exclusivamente da série do Infantário, dá-se apenas a título de garantir a diversidade de itens em cada sala, visto que, como especificado (MATERIAL LÚDICO - BRINCAR DE FAZ DE CONTA), as atividades desenvolvidas com esses materiais solicitados são feitas por todos os alunos ao mesmo tempo (material de uso coletivo) ou dentro do contexto pedagógico de experiências plurais.
O objetivo não é estimular ou segregar uma profissão em detrimento de outra, tampouco reproduzir uma percepção caduca de atividades específicas e distintas para meninas e meninos. Nosso compromisso, sobretudo na Educação Infantil, é com o faz de conta, com a criatividade, com cooperação, com a socialização e a comunicação, com o desenvolvimento da oralidade, da motricidade, ou seja, tudo o que permita a nossas crianças conhecerem-se a si mesmas, aos outros e ao mundo.
Acreditamos que informações desvinculadas de qualquer fundamentação didático-pedagógica podem afastar o real sentido das práticas do ensinar e aprender e reduz o trabalho desenvolvido por profissionais capacitados, e mais que isso, comprometidos com a infância e, sobretudo, com a formação de cidadãos e cidadãs que, historicamente, orgulham nosso Estado e nosso país.
Avaliar uma escola, qualquer escola que seja, por um item da sua lista de materiais escolares é postura temerária, decorrente, muito provavelmente, do desconhecimento do histórico da instituição, que ao longo de sua existência tem primado por uma educação libertadora de quaisquer amarras derivadas de preconceitos e discriminações, e que se orgulha, ainda, de contribuir para a formação educacional de mulheres e de homens conscientes do protagonismo feminino em qualquer profissão que decidam seguir. Felizmente, a Escola tem colhido, nos mais diversos ramos profissionais, os resultados desse atuar.
Assim, a lista de materiais divulgada para essa etapa não tem o propósito de impor, limitar ou distinguir seus usos. Entretanto, como somos conscientemente aprendizes, encontraremos outros modos de dizer nos próximos anos.
Certos da confiança de nossa comunidade, desejamos um 2020 de Paz e Bem a todos."
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