Baby shark: "Mini-tubarões" de 7 gramas nascem no Aquário de Santos
O Aquário de Santos, no litoral de São Paulo, deu boas vindas ontem a dois novos moradores: são dois filhotes de tubarão-gato, cujos ovos estavam em um tanque-berçário, e nasceram medindo nove centímetros e pesando sete gramas.
O nascimento é um marco para o local, já que é a primeira vez que a espécie se reproduz no parque - que tem outras experiências como o nascimento da primeira pinguim em cativeiro no Brasil, a Fraldinha, e seus filhotes.
O aquário recebeu um casal de tubarões-gato em agosto do ano passado, que passaram a habitar um tanque com 3 mil litros de água salgada.
Alex Ribeiro, coordenador do Aquário de Santos, explica que eles devem demorar cerca de três semanas para serem colocados em exibição. Enquanto isso, tem alimentação especial. "Entre outros, oferecemos pedacinhos de camarões e peixes", diz o biólogo, que ajudou a induzir o nascimento de um dos filhotes.
"Os ovos possuem um alimento, como uma gema. Quando percebemos que ele havia terminado, induzimos, com sucesso, o nascimento. É um procedimento já registrado na literatura científica", contou ele.
Originários do sudeste asiático, os tubarões-gato alcançam cerca de 70 centímetros quando adultos. A espécie ganhou este nome por ser um animal de hábitos noturnos, como os felinos, e tem uma membrana que protege os olhos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.