Topo

Esse conteúdo é antigo

Garoto que perdeu 2 irmãos soterrados é transferido para hospital em BH

Os três irmãos que foram soterrados na cidade de Alto Jequitibá (MG); João Vítor, o mais velho, está internado - Arquivo Pessoal/ O Tempo
Os três irmãos que foram soterrados na cidade de Alto Jequitibá (MG); João Vítor, o mais velho, está internado Imagem: Arquivo Pessoal/ O Tempo

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

26/01/2020 15h40Atualizada em 26/01/2020 22h15

O garoto João Vítor Fagundes Salim, 11, que foi soterrado na sexta-feira (24), em Alto Jequitibá (MG), junto com os irmãos Eduardo Fagundes Salim, 6, e Isadora Fagundes Salim, 1 ano e 10 meses, que morreram na tragédia, foi transferido na tarde de hoje, em um helicóptero do Corpo de Bombeiros, para o Hospital João 23, em Belo Horizonte, referência em atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência no Estado.

A chuva forte que atingiu o município de 8.000 habitantes, distante 314 km da capital mineira, há dois dias, destruiu a casa onde as três crianças moravam com os pais, na zona rural de Alto Jequitibá, soterrando as três crianças, fazendo com que João Vítor engolisse muita lama.

Ele foi transferido imediatamente para ser atendido no Hospital César Leite, o único do município vizinho de Manhuaçu (MG), distante 30 km de Alto Jequitibá e 284 km de Belo Horizonte.

Não há ainda informações sobre o enterro de Eduardo e Isadora. O Hospital César Leite disse, no início da tarde de hoje, que não fornece informações sobre o estado de saúde dos pacientes internados, mas confirmou que o garoto está no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) da unidade hospitalar, e que seu estado é considerado grave.

De acordo com a Prefeitura de Alto Jequitibá, os pais das três crianças, que também estavam na casa, sobreviveram ao desastre. O primogênito João Vítor foi resgatado com vida dos escombros da casa, em estado grave, mas seus dois irmãos menores não conseguiram sobreviver.

De acordo com a Prefeitura de Alto Jequitibá, as três crianças estavam em um quarto, e os pais em outro, quando a casa foi destruída pela chuva. Além das três crianças, uma idosa também morreu soterrada devido às fortes chuvas que atingiram a cidade.

A prefeitura decretou estado de emergência no município ontem. Hoje, o governador Romeu Zema (Novo), incluiu Alto Jequitibá, no decreto estadual de emergência de 47 cidades mineiras, atingidas pelas chuvas intensas que atingem o Estado há quatro dias.