Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuvas em MG: mais 12 municípios decretam situação de emergência

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 10h25

Após os estragos provocados pela forte chuva que atingiu Minas Gerais na noite de terça-feira, mais 12 municípios do estado decretaram situação de emergência nas últimas 12 horas. A informação foi divulgada em um novo balanço da Defesa Civil.

Esse decreto é feito pelas próprias administrações municipais e independe do decreto homologado pelo governo do estado, que na semana passada colocou outras 101 cidades em situação de risco.

Os novos municípios são Santo Antônio do Monte, São Domingos da Prata, Sericita, Sete Lagoas, Tarumirim, Vespasiano e Viçosa, além de Santo Antônio do Grama, São Gonçalo do Rio Abaixo, Teófilo Otoni, Timóteo e Ubá.

Ao todo, até agora 62 prefeituras decretaram emergência — 21 também estão no decreto do governo estadual —, o que significa que esses locais ainda enfrentam riscos e/ou consequências causadas por inundação, enxurrada e alagamentos.

Somando as duas listas e eliminando as repetidas, são 152 municípios em situação de emergência em todo o estado.

Desde o dia 24 de janeiro, 55 pessoas morreram em decorrências das chuvas. Das mortes, 42 foram provocadas por soterramento e desmoronamentos, nove vítimas foram arrastadas pela água e quatro pessoas morreram afogadas.

O número de desalojados é de 44.929, e 8.259 pessoas estão desabrigadas. Ainda há 65 feridos e uma pessoa ainda está desaparecida em Conselheiro Lafaite, de acordo com o novo boletim da Defesa Civil.

A maior parte dos desalojados e desabrigados está no interior do estado, que vem sendo muito castigado pelas chuvas. Três municípios também decretaram estado de calamidade pública. São eles: Orizânia, Ibirité e Catas Altas.