Topo

Esse conteúdo é antigo

Em meio à crise, governador Romeu Zema anuncia candidatura à reeleição

Romeu Zema fala sobre os temporais que atingiram Minas  - Reprodução/Globo News
Romeu Zema fala sobre os temporais que atingiram Minas Imagem: Reprodução/Globo News

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 00h30Atualizada em 30/01/2020 09h38

Ainda contabilizando a quantidade de mortos e estragos causados, devido aos fortes temporais que têm atingido o estado nos últimos dias, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou pela primeira vez que é candidato à reeleição, durante participação no programa "Central GloboNews", hoje à noite.

"Gostaria muito de fazer Minas se transformar. Se em 4 anos der, O.k.. Se não der, quem sabe tentaremos um segundo mandato para deixar o trabalho completo"", disse ele. A jornalista Cristiana Lôbo insistiu. "Então é candidato?". "Sim", respondeu ele.

O empresário Romeu Zema foi eleito o novo governador de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 71% dos votos, contra 28% de Anastasia (PSDB). A eleição de Zema representou a primeira conquista de um cargo executivo pelo partido Novo, fundado em 2011.

A declaração de Zema, na noite de hoje, ocorre um dia depois em que fortes chuvas atingiram o volume de 183 mm e destruíram parte da zona sul de Belo Horizonte, área nobre da cidade, incluindo ruas em frente à casa do prefeito, Alexandre Kalil (PHS).

O número de mortes por causa das chuvas no estado atingiu 55, conforme atualização da Defesa Civil estadual divulgada no início da noite de hoje. As mortes ocorreram em 19 cidades, a maioria na capital, Belo Horizonte (13).

Até o momento, 53.309 pessoas foram afetadas pelos estragos. O número de desalojados totalizou 44.929 e o de desabrigados, 8.529.

Em todo o estado, 137 cidades tiveram a situação de emergência decretada. Ontem o número era de 121. Cinco municípios estão em estado de calamidade pública: Orizânia, Ibirité, Catas Altas, Taparuba e Muriaé.