Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva em SP: 'Água subiu muito rápido', diz moradora; prédios ficam ilhados

Casa e rua ficam alagadas no bairro Jardim Helena, na zona leste de São Paulo - Ana Paula Fernandes/Arquivo Pessoal
Casa e rua ficam alagadas no bairro Jardim Helena, na zona leste de São Paulo Imagem: Ana Paula Fernandes/Arquivo Pessoal

Andréia Martins

Do UOL, em São Paulo

10/02/2020 12h21Atualizada em 10/02/2020 17h34

A chuva que atinge São Paulo desde a madrugada fez a técnica de enfermagem Ana Paula Fernandes reviver uma situação que ela não gostaria. A casa dela foi completamente invadida pela água na manhã de hoje.

Moradora do Jardim Helena, na zona leste da capital, ela relatou que foi pega de surpresa com a chuva, que parecia fraca e, de repente, tomou toda a rua onde ela mora.

"De ontem para hoje a chuva foi aumentando, mas a água estava baixa. Quando foi 8h de hoje, a água aumentou de um jeito muito rápido. Ouvi a vizinhança pedindo socorro, todo mundo desesperado. Os vizinhos perderam tudo. Minha mãe, que mora na mesma rua, perdeu tudo, só conseguimos salvar a geladeira", contou ela ao UOL.

Chuva em SP: carros boiando, deslizamento, resgate com helicóptero e mais

Do UOL, em São Paulo

Ana mora com o marido e os dois filhos na rua Adalberto dos Santos. A casa ficou completamente alagada. Segundo a moradora, há anos a região não vivenciava tal situação. A última vez que a área ficou alagada foi em 2012.

"Mas dessa vez foi muito pior. Foi muito mais água e muito rápido. A gente não consegue sair de casa, as crianças estão com fome desde ontem. O povo está cansado de estar sempre sofrendo", disse ela.

"Nunca vi nada parecido", diz moradora ilhada na zona oeste

Os alagamentos provocados pela chuva em São Paulo pegaram muitos moradores de surpresa na zona oeste. Vários condomínios na avenida Mofarrej registraram inundações e deixaram moradores ilhados.

A advogada Roberta Forlani mora há pouco tempo em um condomínio na região. Está ilhada desde o início da manhã devido à água que tomou a avenida. A entrada e o estacionamento do prédio ficaram alagados.

"Moro há pouco tempo aqui e nunca tinha presenciado isso, mas os outros moradores disseram que alagamentos são comuns. Mas não dessa forma. As garagens estão submersas e desligaram o gás dos apartamentos", relatou ela. A advogada registrou imagens do prédio.

Em um dos vídeos, ela registrou o que acha ser um funcionário de um dos prédios tentando levar comida para um funcionário de outra torre que estariam ilhados devido aos alagamentos.

"Agora já estou considerando mudar de prédio. Até que ponto não é hora de rever o planejamento da região e não apenas agir para reparar, mas para prevenir", diz a advogada.

A advogada Juliana Furlan conta que mora há seis meses no condomínio Way Barra, também ma avenida. "Nunca vi nada parecido", contou ela ao UOL. Sem energia no prédio desde de manhã, ela conta que os vizinhos ficaram surpresos com a quantidade de água na rua. As garagens ficaram alagadas e nenhum morador consegue acessar o local."Não tem como sair, trabalhar e acho que meu carro já era", conta ela.

Moradora de outro condomínio na mesma avenida, Mariana Bolsanelli, secretária administrativa, relata que os moradores não conseguem sair de casa. "Lembro de acordar de madrugada, umas 3h da manhã, e já estar chovendo. Quando acordei, por volta das 6h30, estava chovendo não tão forte, mas estava bem alagado. Aqui é comum alagar sempre que chove forte, mas nunca desse jeito", contou ela. "Agora, 12h os carros estacionados na rua estão praticamente cobertos", completou.

Avenida Mofarrej  1 - Reprodução/WhatsApp - Reprodução/WhatsApp
Avenida Mofarrej ficou completamente alagada após a chuva em São Paulo. Moradores não conseguem sair dos prédios
Imagem: Reprodução/WhatsApp


Em entrevista ao jornal SPTV1, o prefeito Bruno Covas declarou que os moradores que tiverem seus imóveis prejudicados pela chuva poderão pedir ressarcimento do IPTU, já está previsto em lei. "A população que se sentir prejudicada pode procurar uma subprefeitura amanhã e solicitar a isenção para o IPTU do ano que vem", disse Covas.

As zonas oeste e sul foram as mais afetadas com o transbordamento dos rios Tietê e Pinheiros. Com a previsão de mais chuva até o final do dia, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, Marcos Penido, recomendou que os moradores da capital paulista e da região metropolitana permaneçam em suas casas e evitem sair às ruas.

Na madrugada e manhã de hoje choveu o equivalente à quase metade das precipitações esperadas para todo o mês de fevereiro, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Foram 113 milímetros nas últimas horas, sendo que a média para todo o mês de fevereiro é de 250 milímetros.