Topo

Esse conteúdo é antigo

Sobe para 13 mortos em naufrágio no Amapá

Navio Anna Karoline III, que naufragou no sul do Amapá - Reprodução
Navio Anna Karoline III, que naufragou no sul do Amapá Imagem: Reprodução

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

01/03/2020 23h15

O governo do Amapá informou que subiu para 13 o número de pessoas que morreram no naufrágio de um navio ocorrido na manhã de ontem no sul do estado. A embarcação, de porte médio, ia de Santana (AP) a Santarém (PA) entre sexta e sábado, mas tombou durante uma tempestade. Pelo menos 46 pessoas foram resgatadas com vida. Ainda não se sabe ao certo o número de desaparecidos.

As buscas serão retomadas pela Capitania dos Portos e pelo Corpo de Bombeiros logo no começo da manhã desta segunda (2).

"De acordo com comandante da embarcação, após um forte vento, passageiros caíram na água, sendo resgatados por uma balsa que passava pelo local, e outros estariam ainda desaparecidos", informou, por meio de nota, a Capitania dos Portos. Um inquérito foi instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente.

Segundo a Marinha do Brasil, membros da Capitania dos Portos e do Corpo de Bombeiros continuam buscando hoje pessoas que possam estar desaparecidas. "O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Xingu foi direcionado para a região a fim de cooperar com as buscas, contando com apoio de dois mergulhadores, além de médico e enfermeiro do Hospital Naval de Belém", informou.

A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que havia pelo menos 60 pessoas a bordo, entre tripulantes e passageiros. A informação, porém, não foi confirmada pelo governo do estado. Um helicóptero, um avião e outras embarcações foram encaminhados à região para ajudar no resgate, segundo os bombeiros.

Tempestade

O navio Anna Karoline III saiu do porto de Santana por volta das 18h de sexta-feira (28). Às 5h deste sábado, o comandante da embarcação acionou o pedido de socorro numa região próxima à Ilha de Aruãs e à Reserva Extrativista Rio Cajari. O navio naufragou perto de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de onde partiu.

Em nota, o governo do Amapá informou que auxilia a Capitania dos Portos no resgate às vítimas do naufrágio. "O Grupo Tático Aerotransportado (GTA) auxilia no socorro, com duas aeronaves —helicóptero e avião Cessna— e dois médicos e um enfermeiro do Corpo de Bombeiros, que se deslocam para a região. Uma base será montada para o auxílio às vítimas", afirmou o governo estadual.

Os governos do Amapá e do Pará definiram que todos os corpos encontrados passarão pelo processo de identificação e necropsia, na Polícia Técnico-Cientifica, em Macapá, por ter a estrutura mais próxima do local do naufrágio.

Uma reunião de alinhamento com todos os envolvidos na operação será realizada nesta segunda-feira.

Os dados estão sendo registrados no Centro de Informação e Acolhimento, criado pelo Governo do Amapá para dar assistência às vítimas de naufrágio. O centro funciona no quartel do Corpo de Bombeiros, em Santana.