Topo

Justiça reabre Avenida Niemeyer após nove meses de fechamento

Avenida Niemeyer é reaberta após nove meses de interdição - Divulgação/ Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio
Avenida Niemeyer é reaberta após nove meses de interdição Imagem: Divulgação/ Edvaldo Reis / Prefeitura do Rio

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

07/03/2020 11h06

A Avenida Niemeyer, na Zona Sul do Rio, foi reaberta na manhã de hoje, após nove meses de interdição devido a desmoronamentos na encosta que margeia a via. Em fevereiro do ano passado, duas pessoas morreram dentro de um ônibus que foi atingido por um deslizamento de terra.

A liberação da via para o tráfego de veículos e pedestres foi possível depois de determinação do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal orientam os motoristas que passam pela Niemeyer. A ciclovia da Niemeyer, no entanto, segue fechada.

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (Republicanos), comemorou a decisão. "Foi importante para o Rio de Janeiro. É importante dizer que gastamos mais de R$ 30 milhões nessas obras. Hoje, a Niemeyer é um dos lugares mais seguros do Rio de Janeiro. Claro que pode ter algum problema eventual, mas não naquele volume que tivemos um ano atrás", afirmou.

Na última semana, devido às fortes chuvas que atingiram a capital fluminense, pedras voltaram a rolar da encosta e chegaram à pista. A prefeitura pretende adotar o protocolo de fechar a via sempre que o acúmulo de chuvas tiver registro acima de 36mm.

Niemeyer foi interditada em maio de 2019

A Niemeyer foi interditada em maio de 2019, por ordem judicial, a pedido do MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro). A PGM (Procuradoria Geral do Município) foi ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) pedir a reabertura imediata da via, que seguia fechada apesar da finalização das obras.

No total, foram gastos R$ 34 milhões em obras na via. Entre as intervenções, foi feito o restabelecimento do sistema de drenagem e a eliminação de contribuição de esgoto.