PUBLICIDADE
Topo

Secretário de esportes de Ferraz de Vasconcelos é assassinado

Francisco Pereira de Brito - Reprodução/Facebook
Francisco Pereira de Brito Imagem: Reprodução/Facebook

Nathan Lopes e Stella Borges

Do UOL, em São Paulo

10/03/2020 07h37Atualizada em 10/03/2020 13h27

O secretário da Juventude, Esporte, Turismo e Qualidade de Vida de Ferraz de Vasconcelos (Grande São Paulo), Francisco Pereira de Brito (PTC), 46, foi assassinado na noite de ontem. O crime aconteceu na frente da casa dele, no Jardim Giovani. Segundo a PM (Polícia Militar), ele foi atingido por vários disparos de uma arma calibre 12.

Os autores do crime utilizaram um carro roubado na ação, segundo o boletim de ocorrência. Um motorista de 38 anos informou aos investigadores que foi abordado por suspeitos armados.

Os criminosos —o grupo teria ao menos três pessoas— levaram o motorista até um matagal e informaram que utilizariam o veículo para cometer um roubo. Após algum tempo, os suspeitos devolveram o carro e fugiram. O automóvel foi apreendido para perícia.

Cláudio Squizato (PSB), vereador e amigo do secretário, esteve no local e viu imagens de câmera de segurança que registram a ação dos criminosos.

Em entrevista a jornalistas, ele disse que um carro estaciona na frente da casa e um dos criminosos chama por Brito, dizendo que precisava pagar uma dívida.

O secretário sai e é baleado por três homens fortemente armados, que fogem em seguida no carro. Para Squizato, o fato de Brito ter respondido ao chamado mostra que ele conhecia ao menos um dos criminosos.

Brito, mais conhecido como Dr. Tico, era formado em direito e atuou no poder judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Ele também presidia o Conselho da Comunidade de Ferraz de Vasconcelos. Ele iria disputar uma vaga na Câmara da cidade na eleição deste ano.

O caso será investigado pela Polícia Civil. De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado pela Delegacia de Ferraz de Vasconcelos como homicídio, roubo de veículo e apreensão de veículo.

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, disse lamentar "lamenta muitíssimo o ocorrido". Segundo Chacon, Brito "era um excelente gestor, que desde o início de 2017 esteve à frente do Esporte ferrazense lutando para fazer uma cidade melhor, oferecendo qualidade de vida aos munícipes por meio de várias ações de impacto".

O velório do corpo do secretário será realizado hoje, a partir das 17h, na Câmara de Ferraz de Vasconcelos. O enterro será amanhã, às 9h, no Cemitério da Saudade.

Cotidiano