Topo

Esse conteúdo é antigo

Por covid-19, Maceió destina casa e escola para abrigar os moradores de rua

Secretaria de Assistência Social
Imagem: Secretaria de Assistência Social

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

23/03/2020 19h53

Uma parceria da prefeitura com a Arquidiocese de Maceió vai assegurar vaga a pelo menos 240 moradores de rua em abrigos e alimentação durante todo o período de calamidade pública por conta da covid-19, novo tipo de coronavírus.

Maceió já tem duas casas de passagem, que estão abertas para população em situação de rua dormir, mas que já estão com a lotação esgotada. Agora serão destinados dois novos abrigos provisórios para que fiquem alojados durante todo o período de emergência.

"Hoje já começamos a abrigar o mais idosos em uma casa", conta Maria Cicera da Silva, coordenadora da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese.

A ideia de separar os moradores de rua é para que o grupo de risco fique separado dos demais. A residência alugada tem a capacidade de abrigar 40 pessoas.

Colchões para abrigo durante pandemia em Macéio - Secretaria de Assistência Social - Secretaria de Assistência Social
Imagem: Secretaria de Assistência Social

"Essa casa será para pessoas que se classifiquem pelos grupos de risco, sobretudo os idosos em situação de rua. E também temos uma escola estadual com capacidade de acolher até 200 indivíduos", explica diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Sheyla Barros.

Segundo a Secretaria de Assistência Social de Maceió, a ideia é que os dois locais estejam totalmente prontos até a quarta-feira (25).

Para chegar até os moradores que vão precisar ser separados ou tratados, equipes estão atuando nas ruas. "Estaremos realizando triagem com as equipes do projeto Consultório na Rua, da Secretaria de Saúde, para ver as condições de cada um deles. Aqueles que apresentarem algum sintoma serão encaminhados para unidades de saúde" explica.

Para alimentar os moradores que irão aos abrigos, a prefeitura decidiu utilizar o Restaurante Popular, no centro da capital alagoana, que está fechado durante o período de isolamento social.