Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo inclui Irã na lista de restrição para entrada no Brasil

26.fev.2020- Passageiros usam máscaras protetoras no Irã por causa do coronavírus - Alaa al-Marjani/Reuters
26.fev.2020- Passageiros usam máscaras protetoras no Irã por causa do coronavírus Imagem: Alaa al-Marjani/Reuters

Do UOL, em São Paulo

24/03/2020 07h09

O governo brasileiro incluiu o Irã na lista de nações com restrição para estrangeiros entrarem no país por via aérea. A medida foi tomada por causa da pandemia do novo coronavírus.

A restrição foi publicada em edição extra do Diário Oficial ontem e vale por 30 dias. Na semana passada, as autoridades brasileiras já haviam editado uma portaria proibindo a entrada no país por via aérea de estrangeiros vindos dos seguintes países: China, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido, Irlanda do Norte, Austrália, Japão, Malásia, Coreia do Sul e todos os países que compõe a União Europeia.

O Irã registra 23.049 casos de covid-19 e 1.812 mortes, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A decisão do governo brasileiro deixou de fora os Estados Unidos, que registram 31.573 casos e 412 mortes. Foi no país que boa parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro foi infectada pelo coronavírus, depois da viagem presidencial a Miami.

A restrição não se aplica aos brasileiros que estejam nesses países ou estrangeiros com residência fixa no Brasil. Também será autorizada a entrada de pessoas em missão de organismos internacionais, de estrangeiro que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro e pessoas cuja entrada seja do interesse do governo brasileiro. O transporte de cargas também continua liberado.