Topo

Esse conteúdo é antigo

Casal com coronavírus deu festa antes de saber resultado de teste no AC

Ilderlei Cordeiro, prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), e sua secretária de Saúde, Juliana Pereira - Reprodução/Facebook
Ilderlei Cordeiro, prefeito de Cruzeiro do Sul (AC), e sua secretária de Saúde, Juliana Pereira Imagem: Reprodução/Facebook

Henrique Sales Barros

Do UOL, em São Paulo

13/04/2020 09h39Atualizada em 13/04/2020 17h39

Os dois primeiros casos do novo coronavírus em Cruzeiro do Sul, cidade no interior do Acre, a 632 km de Rio Branco, são de um casal que fez uma festa antes de saber os resultados do teste para a covid-19, segundo o prefeito Ilderlei Cordeiro (Progressistas).

A informação foi revelada pelo chefe do executivo municipal da cidade em uma live em seu perfil no Facebook na noite de ontem. Também estava presente na transmissão a secretária de Saúde de Cruzeiro do Sul, Juliana Pereira, que confirmou a informação dada inicialmente por Ilderlei.

"Não é só ficar em casa: é evitar que se aglomere pessoas em casa. Essa família ontem [sábado] recebeu uma festa na sua casa. Envolveu automaticamente vários colegas de seu filho", disse o prefeito.

Segundo a secretária de Saúde, a mulher esteve em uma cidade em que havia transmissão comunitária do novo coronavírus e chegou em Rio Branco no dia 31 de março.

O marido e o filho da mulher teriam a buscado na capital, e o trio chegou à cidade do interior do Acre no dia 4 de abril.

No dia 9, ela teria realizado o teste para detectar a covid-19 depois de apresentar sintomas como febre e mal-estar. O marido também fez o exame, que deu positivo para ambos.

"Estamos em contato com os familiares. As próprias pessoas que estão com o vírus estão nos ajudando, fazendo uma lista de todas as pessoas que elas tiveram contato e nós vamos estar realizando contato e monitorando elas", disse Juliana na live.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, que disse que a festa foi um churrasco organizado pelo filho do casal e contou com a presença de "no máximo" cinco pessoas.

O local onde a mulher esteve antes de desembarcar em Rio Branco era, no caso, a cidade de São Paulo, que já registra cerca de 6,8 mil casos oficiais do novo coronavírus, além de 445 mortos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital paulista.

Questionada sobre o teste do filho do casal, a assessoria da pasta disse que ele realizou o exame hoje pela manhã após o resultado positivo dos pais. Ele teria apresentado sintomas do novo coronavírus no fim de semana.

Segundo os dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde, o Acre tem duas mortes e 77 casos oficiais do novo coronavírus.