Topo

Esse conteúdo é antigo

Hospital de campanha em Manaus recebe primeiros pacientes com coronavírus

Dois homens e uma mulher foram os três primeiros pacientes e ingressarem no hospital de campanha em Manaus - Mário Oliveira/Semcom
Dois homens e uma mulher foram os três primeiros pacientes e ingressarem no hospital de campanha em Manaus Imagem: Mário Oliveira/Semcom

Do UOL, em São Paulo

14/04/2020 11h45

O Hospital de Campanha Gilberto Novaes, na zona norte de Manaus, no Amazonas, recebeu os primeiros pacientes com o novo coronavírus na madrugada de hoje. As três primeiras pessoas a serem atendidas foram dois homens, um de 36 e outro de 38 anos, e uma mulher, de 42.

Inaugurado no domingo (12), o hospital ocupa a estrutura do Cime (Centro Integrado Municipal de Educação) Lago Azul, e conta até o momento com a UTI 1, com 18 leitos. A expectativa é de que a UTI 2, com 19 leitos, passe a operar na quinta-feira (16).

"Estamos recebendo os primeiros pacientes em tempo recorde. Montamos uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com toda a qualidade de atendimento em apenas quatro dias", disse Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito da capital amazonense, por meio de comunicado.

O hospital não irá funcionar como pronto-socorro; atenderá apenas pacientes encaminhados de outras unidades. Espera-se que, quando estiver em pleno funcionamento, que o local tenha cerca de 150 leitos disponíveis.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Amazonas divulgados ontem, Manaus tem cerca de 1,1 mil casos do novo coronavírus e 62 mortes.