Topo

Esse conteúdo é antigo

Pioneiro em cirurgia pediátrica no Maranhão morre com suspeita de covid-19

O médico Raimundo Alexandrino de Souza Lima tinha 79 anos - Arquivo pessoal
O médico Raimundo Alexandrino de Souza Lima tinha 79 anos Imagem: Arquivo pessoal

Aliny Gama

Colaboração para o UOL

14/04/2020 16h45

O médico Raimundo Alexandrino de Souza Lima, 79, pioneiro em cirurgia pediátrica no Maranhão e professor aposentado do curso de medicina da Ufma (Universidade Federal do Maranhão), morreu ontem com suspeita de infecção por covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ele estava internado em um hospital particular, em São Luís, desde o último domingo (12), quando passou mal e foi socorrido por amigos e familiares ainda em casa.

A SES (Secretaria de Estado da Saúde) informou que aguarda o resultado do teste para coronavírus realizado nas amostras das secreções colhidas no paciente ainda no hospital, que foram enviadas para laboratório particular para detectar a causa da morte dele. A SES não soube informar quando o resultado ficará pronto porque o exame foi realizado em um laboratório particular.

O médico chegou a ser atendido por outro colega ainda em casa, localizada no bairro Renascença, em São Luís, quando passou mal na noite do domingo, mas, devido à gravidade do estado de saúde dele, foi necessário ser socorrido para o hospital. Ao dar entrada na unidade hospitalar, Lima foi imediatamente internado na ala destinada a pacientes suspeitos de estarem doentes com a covid-19.

Um dia antes, Lima já apresentava alguns sintomas de síndrome respiratória e teria telefonado para alguns amigos informando que "estava com covid-19", mesmo antes de ser submetido a exame laboratorial.

Amigos do cirurgião infantil relataram que ele estava tossindo muito, com falta de ar e com saturação de 84% quando foi socorrido para o hospital.

O médico Luis Bulhões Calheiros explica que um paciente com saturação de 84% significa que ele está trocando menos oxigênio e que as características descritas pelos amigos do cirurgião pediátrico morto são "típicas de quem está em insuficiência respiratória, comum em casos graves de covid-19."

"Uma saturação abaixo de 90%, em indivíduos com covid-19, significa um estado de hipoxemia, em que o corpo não está conseguindo obter oxigênio na quantidade necessária, devido ao comprometimento dos pulmões causado pela reação inflamatória ao vírus", explica o médico.

Familiares de Raimundo Lima se pronunciaram sobre a morte dele nas redes sociais. Dois sobrinhos dele deixaram mensagens de luto e afirmaram que o tio morreu em decorrência da covid-19. Um deles colocou a hastag #ficaemcasa em alusão ao isolamento social para diminuir as chances de uma pessoa contrair covid-19.

O UOL entrou em contato com o UDI Hospital, para onde Raimundo Lima foi socorrido e entrou em óbito, mas não conseguiu obter o posicionamento do hospital sobre o caso.

No Maranhão, ocorreram 32 óbitos por covid-19 confirmados com testes laboratoriais e 446 pessoas infectadas com o coronavírus. Das 446, 68 já foram curadas da doença. No estado ainda há 2.606 casos em investigação. Os dados são do último boletim epidemiológico emitido pela SES, repassado às 19h de ontem. No Brasil, ocorreram 1.328 mortes por covid-19 e 23.430 pessoas estão infectadas com coronavírus, segundo o Ministério da Saúde.

Exerceu a medicina até os últimos dias

O cirurgião pediátrico Raimundo Alexandrino de Souza Lima tinha 79 anos e ainda atuava a profissão. O médico deixou a esposa e três filhos. Ele se formou em medicina pela Ufma (Universidade Federal do Maranhão, em 1969, e em administração hospitalar pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), em 1971, e residência em cirurgia pediátrica pelo Hospital Estadual Jesus, em 1972. Lima também era especialista nas áreas de epidemiologia e de saúde pública pela Ufma, cursos feitos em 1977 e 1978, respectivamente.

O médico trabalhou por 35 anos como professor do Departamento de Medicina III na Ufma (Universidade Federal do Maranhão). Lima era um "um dos mais respeitados e queridos profissionais da categoria", destacou em nota a universidade. "O Dr. Lima, como era conhecido, contribuiu para a formação de várias gerações de profissionais da medicina", disse.

Ele era também imortal da AMM (Academia Maranhense de Medicina). Em nota, a AMM lamentou a morte de Lima e afirmou que ele era "um médico e professor honrado." "Até os dias recentes, continuava exercendo seu trabalho de cirurgião infantil de forma extremamente competente. A Academia Maranhense de Medicina está de luto por perda tão repentina", disse o presidente da AMM, José Márcio Leite.

Raimundo Lima também foi diretor do hospital municipal Djalma Marques, atuou na Santa Casa de Misericórdia e, por décadas, no Hospital Infantil Juvêncio Matos, todos localizados em São Luís.

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a SPPMA (Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão), as quais Raimundo Lima era membro, também lamentaram a morte repentina dele e destacaram o reconhecimento "por sua atuação profissional, em especial na área de cirurgia pediátrica."

"Nós, colegas médicos, pediatras e alunos nos sentimos consternados pela perda súbita do professor Lima. Ele nos deixa muitas saudades pelas marcas do seu caminhar na profissão e na vida, com seu desprendimento, profissionalismo, dedicação, respeito e amor ao próximo. Que estas marcas sejam multiplicadas na humanidade e que possamos ser os instrumentos de Deus nos tempos de aflição e reflexão", afirmou a presidente da SPPMA, médica Marynea Silva do Vale.