Tráfego dobra e quarta-feira bate recorde de trânsito na quarentena em SP
Estudo inédito da Prefeitura de São Paulo indicou que a lentidão na manhã de hoje foi recorde durante a quarentena, iniciada no dia 24 de março em todo o estado. Nesta quarta-feira (22), a cidade registrou os maiores índices de lentidão no período da manhã: 19 km, às 8h.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) elaborou o estudo a partir da base de dados do aplicativo de geolocalização Waze e notou o pico de lentidão. O maior índice para o horário havia sido registrado na quinta-feira (9) que antecedeu o feriado de Páscoa: 10 km de lentidão.
O estudo leva em consideração os pequenos "atrasos" captados pelo Waze no tempo dos percursos de seus usuários. "O Waze considera como lentidão qualquer atraso em relação ao tempo de deslocamento traçado na origem da rota. A aplicação da base de dados à metodologia da CET traz mais precisão e agilidade", diz a prefeitura.
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, "o estudo mostra que está acontecendo uma grande variação para cima no volume de carros na cidade de São Paulo".
Atingimos hoje, com 19 quilômetros de lentidão às 8h, o maior número do pico da manhã de todo o período de quarentena. É muito importante que a parte da população que possa ficar em casa, fique. Não é momento de haver relaxamento"
O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo ainda não divulgou o índice de isolamento da cidade para hoje, mas, na segunda-feira (20), dia útil, o isolamento havia chegado a um de seus índices mais baixos: 51%, muito inferior à recomendação de 70% feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Relaxamento da quarentena
Hoje, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a reabertura gradual da economia no estado a partir do dia 11 de maio. A flexibilização do isolamento social será feita em etapas diferentes para cada região do estado.
Os detalhes, no entanto, serão divulgados apenas no dia 8 de maio. "Numa pandemia como essa, quem determina os nossos passos são a saúde e a medicina", afirmou o governador. "Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retornar a economia com as devidas medidas de proteção", disse Doria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.