Topo

Com vias bloqueadas, congestionamento passa de 9 km para 11 km em SP

Ponto de bloqueio de veículos na avenida Santos Dumont na altura da avenida do Estado, zona norte de São Paulo - Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo
Ponto de bloqueio de veículos na avenida Santos Dumont na altura da avenida do Estado, zona norte de São Paulo Imagem: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 10h08

Os pontos de bloqueio no trânsito da capital paulista para ampliar a taxa de isolamento social elevaram hoje de 9 para 11 quilômetros o índice de lentidão, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). A comparação é com a segunda de semana passada, dia 27 de abril.

Desde esta segunda-feira, a Prefeitura de São Paulo determinou quatro pontos de bloqueio na cidade. O objetivo é que a taxa de isolamento de pessoas passe dos 60%. No sábado (2), último dia em que houve atualização do dado ela ficou em 52%. No último dia útil, 30 de abril, a taxa era de 47%.

A medida faz parte do plano para brecar a proliferação da covid-19 na maior cidade do país. A capital paulista tem um em cada cinco casos do novo coronavírus do Brasil.

Os pontos de bloqueio estiveram em operação das 7h às 9h. Segundo a CET, o índice de lentidão por faixa horária foi:

  • 7h: 4 km (segunda passada, dia 27: 7km)
  • 7h30: 8 km (segunda passada, dia 27: 8 km)
  • 8h: 11 km (segunda passada, dia 27: 9 km)
  • 8h30: 11 km (segunda passada, dia 27: 9 km)
  • 9h: 11 km (segunda passada, dia 27: 9 km)

A Prefeitura de São Paulo deverá comentar o resultado do primeiro dia de operação dos pontos de bloqueio em pronunciamento à imprensa no início da tarde. A CET diz não possuir um levantamento do índice de lentidão por ponto de bloqueio.

Em nota na semana passada, a prefeitura e a CET haviam informado que, caso a adesão da população ao isolamento não aumente a partir de hoje, "os bloqueios em vias da cidade poderão ser planejados e realizados durante todo o dia, como tentativa de aumentar a restrição e desestimular as pessoas a saírem de casa". Atualmente, eles acontecem apenas por duas horas pela manhã.

Os bloqueios deixam apenas uma faixa livre para o deslocamento de veículos. Eles acontecem nos seguintes cruzamentos:

  • zona sul: avenida Moreira Guimarães com avenida Miruna;
  • zona norte: avenida Santos Dumont com avenida do Estado;
  • zona leste: avenida Radial Leste com rua Pinhalzinho;
  • zona oeste: avenida Francisco Morato com rua Sapetuba.

Na zona oeste, também foram feitas barreiras educativas em outros dois pontos:

  • avenida Dr. Vital Brasil com rua Camargo;
  • avenida João Paulo 1º, na altura do número 2.868.

Secretário Municipal de Saúde da capital paulista, Edson Aparecido declarou, na semana passada, que os bloqueios fazem "com que as pessoas se desestimulem a sair de casa". Para ele, "mais 10, 15, 20 dias que a gente pratique o isolamento, o significado disso vai ser salvar vidas".