Topo

Esse conteúdo é antigo

Belém inicia bloqueios para restringir movimentação durante lockdown

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/05/2020 17h16

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) anunciou que inicia hoje os bloqueios para restringir a circulação de pessoas enquanto vigorar os decretos municipal e estadual que determinam o lockdown na capital paraense. A medida, decorrente da pandemia do novo coronavírus, é válida inicialmente até 17 de maio.

Cerca de 100 profissionais — como agentes de trânsito e apoiadores operacionais — estão envolvidos nas ações. As barreiras físicas ficarão instaladas todos os dias, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em vias de grande movimento de Belém.

Hoje, as barreiras foram colocadas na avenida Augusto Montenegro com rodovia do Tapanã, e na avenida Júlio César. A Prefeitura de Belém informa que, inicialmente, os agentes não fiscalizarão motoristas, mas se concentrarão em informações a respeito dos deslocamentos.

A partir do domingo (10), no entanto, as barreiras farão valer medidas mais enérgicas, incluindo a condução à delegacia de quem não se adequar ao lockdown. Segundo Marcos Chagas, diretor de Trânsito da superintendência, serão duas barreiras de triagem por turno, em parceria com a Guarda Municipal, e em pontos que se somarão a barreiras feitas pela Polícia Militar e pelo Detran.

"Nessas barreiras, as pessoas terão que estar adequadas ao que determinam os decretos e comprovar que estão em deslocamento por um dos motivos apontados neles, seja indo a supermercado, farmácia, indo para o trabalho, para uma consulta médica, etc", explicou Chagas.

"A palavra de ordem é bom senso. As pessoas precisam estar conscientes que não podem circular se não for por um dos motivos dispostos no edital, caso contrário elas poderão ser penalizadas e inclusive levadas à delegacia. A fiscalização, portanto, é muito mais voltada a verificar o motivo da viagem e não a adequação ao Código de Trânsito Brasileiro", acrescentou Gilberto Barbosa, superintendente da Semob.